O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores

Autores

  • Isabel Vale Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Teresa Pimentel E.S. Santa Maria Maior

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v3i2.35

Resumo

Este texto incide sobre o tema do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade ao nível da formação contínua de professores. Na abordagem apresentada o tema dos padrões surge como contexto estruturante para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Começa-se por fazer um enquadramento dos referenciais teóricos que fundamentam a adoção de uma proposta didática desenvolvida nesse âmbito, recorrendo em seguida a um estudo empírico que foi desenvolvido, do qual se relata aqui uma parte centrada nas práticas de sala de aula de uma professora do primeiro ciclo em formação, de modo a poder confirmar a eficácia da proposta no ensino e desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Os resultados permitem concluir que a professora interiorizou e projetou na sua prática os aspetos essenciais que conduziram ao desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. O texto termina com algumas conclusões e implicações para a formação de professores.

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Como Citar

Vale, I., & Pimentel, T. (2015). O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 3(2), 98–124. https://doi.org/10.25757/invep.v3i2.35

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