Experiência, transformação social e currículo escolar: contribuições de Paulo Freire

Autores

  • Andréa Rosana Fetzner Programa de Pós-Graduação em Educação e Departamento de Didática, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.13

Resumo

O ensaio é motivado pelo debate sobre quais seriam os conhecimentos a serem trabalhados em nome de uma qualidade educacional. Estes conhecimentos, muitas vezes tomados como básicos e universais, são entendidos, em algumas propostas que se reforçam por meio das políticas avaliativas de larga escala, como responsáveis pela melhoria dos resultados da educação. Para realização do contraponto à forma como o conteúdo programático da educação é ainda hoje percebido, são resgatadas algumas contribuições de Paulo Freire ao construir sua proposta de educação libertadora: o humanismo, como o compromisso radical com o homem concreto rumo à promoção da transformação social; a práxis, como a capacidade de atuar e refletir na direção das finalidades objetivadas coletivamente; e a síntese cultural, como o novo conteúdo da educação, comprometido com o ser mais de educadores e educandos que, mediados pelo mundo, tentam o refletir/reconstruir de forma crítica, compartilhando compreensões.

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Referências

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Como Citar

Fetzner, A. R. (2015). Experiência, transformação social e currículo escolar: contribuições de Paulo Freire. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 5(1), 67–78. https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.13

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Artigos