A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões

Auteurs-es

  • Kátia Adair Agostinho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.90

Résumé

A docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. 

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Biographie de l'auteur-e

Kátia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos da Criança, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN)

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Publié-e

2016-03-30

Comment citer

Agostinho, K. A. (2016). A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(1), 69–86. https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.90

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