A Formação dos Educadores de Infância na Área das Ciências

Autores

  • Maria de Lurdes Santos Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela, Ribeira Grande
  • Jorge Ávila de Lima Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores
  • Carlos João Gomes Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Ministério dos Negócios Estrangeiros Avenida da Liberdade, 270, 1250-149 Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i2.76

Resumo

Na Educação Pré-Escolar, muitas vezes, a necessidade que as crianças sentem de encontrar explicações para tudo o que as rodeia encontra-se diretamente associada à Área de Conhecimento do Mundo. Através de um estudo empírico, procurámos caracterizar a formação inicial dos educadores de infância na área das ciências, analisar as suas representações e práticas educativas no que concerne a atividades de índole científica e perceber que estratégias de formação e de supervisão poderão ser utilizadas para abordar esta área de forma mais consistente neste nível educativo. O estudo empírico, que envolveu um inquérito por questionário e entrevistas, foi realizado na rede de Educação Pré-Escolar do Concelho de Ponta Delgada. Os resultados mostram que a maioria das educadoras tem como agrupamento de origem as Humanidades, tendo tido o 9º ano como o último ano de frequência de disciplinas de ciências físico-químicas e naturais. As inquiridas consideraram insuficiente a sua formação nesta área. Reconheceram a importância e as potencialidades da realização de atividades de ciências com as crianças, mas mais de metade afirmou realizar estas atividades apenas uma vez por semana. Quase todas as educadoras admitiram a necessidade de melhorar as suas práticas neste âmbito. Estes resultados são discutidos à luz de mudanças necessárias ao nível da formação inicial e contínua de educadores nesta área, assim como de possíveis ajustamentos nas práticas e estratégias de supervisão utilizadas com estas profissionais.

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Biografias Autor

Maria de Lurdes Santos, Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela, Ribeira Grande

Maria de Lurdes Santos é Mestre em Supervisão Pedagógica, pela Universidade dos Açores.

Jorge Ávila de Lima, Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores

Jorge Ávila de Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores, Portugal. É licenciado em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Análise Social da Educação, pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É Doutor em Ciências da Educação (área de especialidade de Sociologia da Educação), pela Universidade dos Açores. Tem publicado ao nível nacional e internacional sobre temas como a colaboração profissional entre docentes e as culturas de escola. É um reputado especialista internacional na temática das redes sociais em educação. É ainda membro do corpo editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais.

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Publicado

22-09-2016

Como Citar

Santos, M. de L., Ávila de Lima, J., & Gomes, C. J. (2016). A Formação dos Educadores de Infância na Área das Ciências. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(2), 63–78. https://doi.org/10.25757/invep.v6i2.76

Edição

Secção

Artigos