Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira

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DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219

Résumé

O empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa ser estimulado e estudado, pois proporciona propriedades cognitivas e psicológicas para a formação profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como eles as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação empreendedora fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e acumulo de comportamentos, por meio da percepção de si mesmo e do mundo, proporcionando a capacidade de inovar, além do ser holístico e contextual nos processos analíticos e racionais. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs, contribui para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos e do meio onde se inserem.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empresa Júnior; Comportamento Empreendedor; Alerta Empreendedor; Causation e Effectuation.

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Ariele Silva Moreira Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM).

Denise Carvalho Takenaka, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiron(UFRRJ/IM)

Docente no Programa de Graduação em Administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Instituto Multidisciplinar (UFRRJ/IM). Mestrado em Gestão e Estratégia de Negócios, especialista em Administração Pública, graduada em Administração com habilitação em Administração Pública e Privada, pela UFRRJ.

José André Villas Boas Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Docente no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos e no curso de Engenharia de Produção, ambas do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no campus Nova Iguaçu (CEFET/RJ). Doutorado em Engenharia de Transportes (UFRJ), mestrado em Engenharia de Produção (UFRJ), licenciatura Plena para docência no ensino fundamental e médio. Bacharel em Ciências Econômicas (UFRRJ).

Laura Marina Valência Niño, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/FACC)

Docente no programa de Administração na Faculdade de Administração e Ciencias Contabeis (FACC/UFRJ). Doutora e Mestre pelo Programa de Engenharia de Produção (PEP) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formada em Comércio Exterior com ênfase em Gestão Logística para a Distribuição Física Internacional com título honorífico por excelência acadêmica "CUM LAUDE" pela Universidade Santo Tomás de Bucaramanga - Colômbia. Possui revalidação de título de bacharel em Administração do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leyla Bianca Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM).

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Publié-e

2020-09-28

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Rodrigues, A. S. M., Takenaka, D. C., Mello, J. A. V. B., Niño, L. M. V., & Silva, L. B. (2020). Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(2), 117–141. https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219

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