Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático

Auteurs-es

  • Vânia Rita Alegria Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação Agrupamento de Escolas da Moita

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.206

Résumé

O desenvolvimento lexical está diretamente relacionado com a capacidade de compreensão e produção do significado não só ao nível da palavra, ou item lexical, mas também no domínio da dimensão textual. Assim sendo, cabe à escola a tarefa de estimular e promover o desenvolvimento da consciência lexical de modo a aumentar as capacidades linguísticas dos alunos.

O presente estudo tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1º ano, do 1º Ciclo; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos.

Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pós-teste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção.

Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.

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Biographie de l'auteur-e

Vânia Rita Alegria, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação Agrupamento de Escolas da Moita

Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico

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Publié-e

2020-03-26

Comment citer

Alegria, V. R. (2020). Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(1), 3–30. https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.206

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