Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático

Authors

  • Vânia Rita Alegria Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação Agrupamento de Escolas da Moita

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.206

Abstract

O desenvolvimento lexical está diretamente relacionado com a capacidade de compreensão e produção do significado não só ao nível da palavra, ou item lexical, mas também no domínio da dimensão textual. Assim sendo, cabe à escola a tarefa de estimular e promover o desenvolvimento da consciência lexical de modo a aumentar as capacidades linguísticas dos alunos.

O presente estudo tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1º ano, do 1º Ciclo; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos.

Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pós-teste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção.

Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vânia Rita Alegria, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação Agrupamento de Escolas da Moita

Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico

References

Araújo, C. B. (2011). O lugar das palavras na aula de língua materna. Consultado em maio de 2019, em https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/36/39

Barbeiro, L. F. (1993). A tarefa metalinguística da definição: explicitação do significado das palavras. In Sequeira, F. (org.) Linguagem e Desenvolvimento. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Beane, J. (2003). Integração curricular: A essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras 3:2, 91-110.

Boch, F. (2004). Apprentissage du lexique et production d’ écrits: une articulation féconde? In Actes du 9 colloque de l’ AIRDF, Québec, 26 au 28 août. Consultado em maio de 2019, em http://www.colloqueairdf.fse.ulaval.ca/fichier/Communications/francoise-boch.pdf

Calaque, E. (2004). Construction du vocabulaire et construction des connaissances au cours moyen. In Actes du 9 colloque de l’ AIRDF, Québec, 26 au 28 août. Consultado em maio de 2019, em http://www.colloqueairdf.fse.ulaval.ca/fichier/Communications/Calaque.pdf

Cardoso, A., Pereira, S., Pinto, M. & Silva, E. (2018). O ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGRam. In P. Osório,E. Leurquin & M. C. Coelho (Orgs.), Lugar da gramática na aula de Português (pp. 276-289). Rio de Janeiro: Dialogarts.

Dicionário Terminológico. Consultado em maio de 2019 em http://dt.dge.mec.pt/

Duarte, I. (2011). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência lexical. Lisboa. DGIDC.

Laranjeira, R., Leite, T. & Pereira, S. (2015). Desenvolvimento Lexical: Perspetivas e Práticas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atas do 2º Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx (pp. 173-185). Lisboa: CIED.

Marques, M. (2019). Projeto PerGRam – Proces

sos para o ensino da gramática no primeiro ano de escolaridade, Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12(2) Jun/Jul 2019.

Pacheco, N. M. G. (2011). Ensino de Léxico e Texto Descritivo. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa. Consultado em maio de 2019 em http://hdl.handle.net/10400.21/2391

Pereira, S., Santos, A., Pinto, M., Silva, E. Cardoso, A. (2016a). Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, vol. 1-11. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Consultado em maio 2019 em https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/recursos/pergram/recursos-online.

Pereira, S., Santos, A., Pinto, M., Silva, E., Cardoso, A. (2016b). Definição Verbal I. In Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, vol. 7. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Consultado em maio 2019 em https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/pergram2016_brochura7.pdf.

Pereira, S., Santos, A., Pinto, M., Silva, E., Cardoso, A. (2016c). Definição Verbal II. In Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, vol. 8. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Consultado em maio 2019 em https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/pergram_brochura_8.pdf.

Pereira, S., Santos, A., Pinto, M., Silva, E., Cardoso, A. (2016d). Definição Verbal III. In Às voltas com as palavras. Percursos didáticos para a explicitação gramatical no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, vol. 9. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Consultado em maio 2019 em https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/pergram2016_brochura9.pdf.

Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Sim-Sim, I. (2014 [1997]). Avaliação da linguagem oral: Um contributo para o desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas. Textos de educação. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sim-Sim, I., Silva, A. C. & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância. Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação. Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Xavier, L. (2012). Ensinar gramática pela abordagem ativa de descoberta. EXEDRA - Revista científica ESEC, Número Temático – dezembro 2012, 468-478.

Published

2020-03-26

How to Cite

Alegria, V. R. (2020). Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(1), 3–30. https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.206

Issue

Section

Artigos