Os bebês e a brincadeira:

Auteurs-es

  • Angela Scalabrin Coutinho Departamento Teoria e Pratica de Ensino, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Infantil e Infância NEPIE/UFPR e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância NUPEIN/UFSC, Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.2

Résumé

Este artigo abordará as relações sociais dos bebês a partir da brincadeira, no sentido de apresentar orientações para a docência na educação infantil com crianças bem pequenas. O quadro teórico metodológico se situa na interlocução entre as áreas da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Toma por base uma investigação sobre a ação social dos bebês na creche, que tinha como preocupação central conhecer os bebês e as suas ações no sentido de pensar a prática pedagógica junto das crianças bem pequenas.

 

Trata-se de um estudo etnográfico com um grupo de bebês e profissionais, que com eles atuavam, numa creche em Braga. Para a compreensão da estruturação das ações e relações sociais pelos bebês foram desenvolvidas observações participantes, com registos em diário de campo e vídeo, o que permitiu uma aproximação bastante profícua das experiências cotidianas das crianças.

 

Palavras-Chave: docência, bebês, sociologia da infância,  relação social, brincadeira

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Publié-e

2014-03-27

Comment citer

Coutinho, A. S. (2014). Os bebês e a brincadeira:. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 4(1), 31–43. https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.2

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