Os bebês e a brincadeira:
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.2Abstract
Este artigo abordará as relações sociais dos bebês a partir da brincadeira, no sentido de apresentar orientações para a docência na educação infantil com crianças bem pequenas. O quadro teórico metodológico se situa na interlocução entre as áreas da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Toma por base uma investigação sobre a ação social dos bebês na creche, que tinha como preocupação central conhecer os bebês e as suas ações no sentido de pensar a prática pedagógica junto das crianças bem pequenas.
Trata-se de um estudo etnográfico com um grupo de bebês e profissionais, que com eles atuavam, numa creche em Braga. Para a compreensão da estruturação das ações e relações sociais pelos bebês foram desenvolvidas observações participantes, com registos em diário de campo e vídeo, o que permitiu uma aproximação bastante profícua das experiências cotidianas das crianças.
Palavras-Chave: docência, bebês, sociologia da infância, relação social, brincadeira
Downloads
References
Bachelard, G. (1994). A dialética da duração. Tradução de Marcelo Coelho. 2ª ed. São Paulo: Ática.
Benjamin, W. (1992). Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d`Àgua.
Brasil. (1995). Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/ SEF/ Coedi.
Brougére, G. (1998). A criança e a cultura lúdica. In: T. M. Kishimoto (org.). O brincar e suas teorias, (pp. 19-32). São Paulo: Pioneira
Corsaro, W. A. (2002). A reprodução interpretativa no brincar ao “faz-de-conta” das crianças. Educação, sociedade e culturas, n. 17, 2002. Porto: Afrontamento, pp. 113-134.
Ferrater Mora, J. (1977). Dicionário de Filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Ferreira, M. (2004). “A gente gosta é de brincar com os outros meninos!” Relações sociais entre crianças no Jardim de Infância. Porto: Edições Afrontamento.
Harris, P. (2002). Penser à ce qui aurait pu arriver si…. Enfance. Le monde fictif de l’enfant, 54, (3), 233 - 239.
James, A. (1993). Let's all play nicely: The significance of motifs of separation and transformation in children's play. In C. Gougoulis (Ed.),Special Issue on Children's Play, (pp. 161-169). Athens: Ethnographica IX.
James, A. James, A. (2008). Key Concepts in Childhood Studies. London: Sage.
Musatti, T. (1987). Introduzione. Gioco, comunicazione e rapporti affettivi: tra bambini in asilo nido. In: Tulia Musatti & Susanna Mantovani. Bambini al nido: gioco, comunicazione e rapporti affettivi. Bergamo: Edizioni Scolastiche Walk Over.
Ostrower, F. (1977). Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Editora Vozes.
Pais, J. M. (2006). Nos rastros da solidão. Deambulações sociológicas. Porto: Ambar.
Sarmento, M. J. (2004). As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: Manuel Jacinto Sarmento & Ana Beatriz Cerisara. Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. (pp. 9 – 34). Porto: Edições ASA.
Sawyer, R. K. (1997). Pretend play as improvisation: Conversation in the preschool classroom. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Vigotskii, L. S. (1996). La imaginación y el arte en la infância. (Ensayo psicológico). 3ª ed. Madrid: Anzos.
Weber, M. (1921/ 1991). Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasilia: Editora da UNB.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.