Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará
DOI :
https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171Résumé
O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE é um projeto da Universidade Federal do Ceará – UFC e começou suas atividades em 2009 a partir de um programa exitoso chamado Projeto Educacional Coração de Estudante – PRECE que adota a aprendizagem cooperativa e a solidariedade como fundamentos. Este estudo tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelo PACCE que envolvem os estudantes de graduação com o intuito de contribuir com o aumento da autonomia e do protagonismo estudantis por meio da Aprendizagem Cooperativa (AC). Neste Programa a metodologia é usada fora da sala de aula. O Programa adota como fundamentação teórica as propostas dos irmãos Johnson e Johnson e seus colaboradores (1999) que definem a AC a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo. Os estudantes são desafiados a articular uma célula de estudos usando a AC como metodologia de estudo. Para lograrem êxito, recebem formação em AC, apoio na articulação de suas células, participam de atividades lúdicas de interação e encontros de contação de suas histórias de vida. Tais atividades são facilitadas por bolsistas veteranos. A pesquisa centrou-se em avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas e suas relações com colegas na Universidade. Aspectos quantitativos e qualitativos foram considerados. Os resultados apontam para relatos de experiências que registram a criação de fortes laços de amizades, maior sentimento de pertencimento à Universidade e melhores resultados acadêmicos.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2009.
DEUTSCH, M. Cooperation an Trust: Some Theoretical Notes. In: JONES, M. R. Symposium of Motivation. Lincoln, NE: Nebraska Press, 1962. p. 275-319.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pequisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Learning Together And Alone: An Overview. Asia Pacific Journal of Education, Minnesota, April 2001. 95-105.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades. Change, p. Vol. 3, Issue 4, p.91-102, 1998.
JOHNSON, D.; JOHNSON, R.; HOLUBEC, E. El aprendizagem cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999.
LOBO, M. B. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo, 06 dez. 2012. 23. Disponivel em: http://institutolobo.org.br/paginas/artigos.php?v=1.
MONEREO, C.; GISBERT, D. D. Tramas: procedimentos para a aprendizagem cooperativa. Porto Alegre: Artmed, 2005.
OLIVEIRA, N. D. Q.; PESSOA, R. C. A importância da orientação profissional para o direcionamento de carreira na adolescência, 28 dez. 2013. Disponivel em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0343.pdf. Acesso em: 19 ago. 2017.
SOARES, M. Evasão e retenção nas universidades: problemas discutidos no Forgrad 2012. Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 08 14 2014. Disponivel em: http://www.ufal.edu.br/noticias/2012/12/evasao-e-retencao-nas-universidades-problemas-discutidos-no-forgrad-2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Author(s) and Da Investigação às Práticas 2019

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.