Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará

Authors

  • Hermany Rosa Vieira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171

Abstract

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE é um projeto da Universidade Federal do Ceará – UFC e começou suas atividades em 2009 a partir de um programa exitoso chamado Projeto Educacional Coração de Estudante – PRECE que adota a aprendizagem cooperativa e a solidariedade como fundamentos. Este estudo tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelo PACCE que envolvem os estudantes de graduação com o intuito de contribuir com o aumento da autonomia e do protagonismo estudantis por meio da Aprendizagem Cooperativa (AC). Neste Programa a metodologia é usada fora da sala de aula. O Programa adota como fundamentação teórica as propostas dos irmãos Johnson e Johnson e seus colaboradores (1999) que definem a AC a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo. Os estudantes são desafiados a articular uma célula de estudos usando a AC como metodologia de estudo. Para lograrem êxito, recebem formação em AC, apoio na articulação de suas células, participam de atividades lúdicas de interação e encontros de contação de suas histórias de vida. Tais atividades são facilitadas por bolsistas veteranos. A pesquisa centrou-se em avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas e suas relações com colegas na Universidade. Aspectos quantitativos e qualitativos foram considerados. Os resultados apontam para relatos de experiências que registram a criação de fortes laços de amizades, maior sentimento de pertencimento à Universidade e melhores resultados acadêmicos.

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Published

2019-03-28

How to Cite

Vieira, H. R., & Ciasca, M. I. F. L. (2019). Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 114–128. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171

Issue

Section

Artigos