Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em Educação

Autores/as

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia Buss-Simão Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Juliana Schumacker Lessa Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/PPGE-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.97

Resumen

Esse artigo busca situar os caminhos de delimitação de uma área específica da pesquisa em Educação no Brasil, a qual se denomina de Pedagogia da Infância ou da Educação Infantil (Rocha, 1999). Inicialmente e de forma sintética são recuperados elementos conceituais presentes em publicações e pesquisas para, em seguida, apresentar uma revisão do percurso e das construções teóricas já realizadas, as quais afirmam a necessidade de consolidação de um diálogo disciplinar para o estudo da educação infantil, sobretudo a partir dos estudos sociais da infância. Posteriormente, o artigo apresenta alguns exercícios de possibilidades dessas interlocuções, em particular, tomando o estudo de Buss-Simão (2012) acerca das relações sociais no âmbito do contexto educativo para a pequena infância. Por fim, concluímos com a indicação de perspectivas e demandas de aprofundamentos relativas aos processos de socialização e à constituição da experiência das crianças na educação infantil.

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Biografía del autor/a

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação

Departamento de Metodologia de Ensino MEN - àrea da Educação Infantil

Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999. Entre novembro de 2003 e outubro de 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância e estudos da criança. No ano de 2011, entre os meses de agosto e dezembro realizou um estágio pós-doutoral na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervião de Sônia Kramer, no qual buscou identificar bases históricas determinantes do processo de construção da profissão de professora de educação infantil, ou seja, localização das marcas da invenção desta profissão nas raízes da história da educação infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos. É também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior. É orientadora de doutorado e de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e Formaçao de Professores, orientando também trabalhos de iniciação cientifica na área de educação infantil, onde teve 1 trabalho premiado. Tem desenvolvido vários trabalhos de pesquisa, seja como coordenadora de projetos, seja como colaboradora. Atua como docente na área de educação tanto na formação inicial como continuada. Na pesquisa tem dado ênfase à educação infantil e em sua produçao acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: educação infantil, formação de professores e docência em educaçao infantil, avaliação de processos educativos, currículo e pesquisa em educação educação infantil. Tem atuado como consultora ad-hoc para Capes e CNPq; foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação) por dois anos e coordenadora do GT Educação da Criança de 0 a 6 anos na mesma associação.Atuou como avaliadora de cursos de pedagogia e em comissões acadêmicas em nível de Pós-graduação strito senso (doutorado e mestrado) em diversas instituições de ensino do país, em diferentes programas de Pós-graduação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2010. Suas publicações mais recentes foram um capítulo no livro Educar na Infância da Editora Contexto e a organização conjunta do livro Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus.

Márcia Buss-Simão, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de produção sobre educação e infância, pesquisa etnográfica com crianças pequenas,formação de professores, cotidiano e organização dos espaços e tempos, relações sociais e ação social das crianças, dimensão corporal, relações de gênero e brincadeiras.

Juliana Schumacker Lessa, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/PPGE-UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSC, da linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação - UFSC (2011) e Graduada em Pedagogia pela mesma Instituição (2008). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Infância e Sociedade; Infância, Relações sociais e Práticas alimentares; Socialização alimentar, Família, Educação Infantil e Grupo de pares. Pesquisadora-membro do GPEFESC - Grupo de pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina, do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB) e do NUPEIN - Núcleo de estudos e pesquisas da Educação na Pequena Infância.

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Publicado

2016-04-13

Cómo citar

Rocha, E. A. C., Buss-Simão, M., & Lessa, J. S. (2016). Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em Educação. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(1), 31–49. https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.97

Número

Sección

Artigos