A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.68Resumen
Por que razão se tornou a Metodologia de Trabalho de Projeto uma opção de fundo e um foco central do nosso currículo para a Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico? O que nos traz essa metodologia em termos da realização dos nossospróprios objetivos e da qualidade do ensino que pretendemos promover? Como se enquadra esta metodologia no conjunto de abordagens que utilizamos e na organização geral do nosso currículo?
São estas as principais questões a que o presente artigo – extrato adaptado de uma publicação interna que fizemos – procura dar resposta: num primeiro momento, através de uma reflexão mais teórica; depois, através do relato breve de um projeto concreto, sobre “Os Romanos”, desenvolvido numa sala de crianças de 5 anos.
Descargas
Citas
ALONSO, L. G. et al. (1994). A Construção do Currículo na Escola. Uma proposta de
desenvolvimento curricular para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
CASTRO, L. B.; RICARDO, M. M. C. (1993). Gerir o trabalho de projeto: Um manual para
professores e formadores. Lisboa: Texto Editora.
COSME, A.; TRINDADE, R. (2001). Área de projeto: Percursos com sentidos. Porto: Edições
ASA.
DEB-ME (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências essenciais”. Lisboa: DEB-ME.
FELIZARDO, Diana (2001). Área de Projeto. Propostas de atividades . 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico. Porto: Porto Editora.
FONSECA, V. (1996). Aprender a aprender – A educabilidade cognitiva. Lisboa: Notícias
Editorial.
HELM, J.H.; BENEKE, S. (2005). O Poder dos Projetos – Novas estratégias e soluções para a
educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. (1998). A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho.
Porto Alegre: Artmed
KATZ, L.; CHARD, S. (1997). A Abordagem de Projeto na Educação de Infância. Lisboa,
Fundação Calouste Gulbenkian.
LEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1989). Trabalho de projeto: 1. Aprender por
projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento.
LEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1990). Trabalho de projeto: 2. Leituras comentadas.
Porto: Edições Afrontamento.
Sites
http://ecrp.uiuc.edu/ - Early Childhood Research & Practice (ECRP). University of Illinois at
Urbana-Champaign. Dr. Lilian G. Katz and Dr. Jean Mendoza are the editors.
Em espanhol: http://ecrp.uiuc.edu/index-sp.html
http://trabalhodeprojecto.blogspot.com/ - A par e passo … até ao Trabalho de Projeto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.