A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.68Abstract
Por que razão se tornou a Metodologia de Trabalho de Projeto uma opção de fundo e um foco central do nosso currículo para a Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico? O que nos traz essa metodologia em termos da realização dos nossospróprios objetivos e da qualidade do ensino que pretendemos promover? Como se enquadra esta metodologia no conjunto de abordagens que utilizamos e na organização geral do nosso currículo?
São estas as principais questões a que o presente artigo – extrato adaptado de uma publicação interna que fizemos – procura dar resposta: num primeiro momento, através de uma reflexão mais teórica; depois, através do relato breve de um projeto concreto, sobre “Os Romanos”, desenvolvido numa sala de crianças de 5 anos.
Downloads
References
ALONSO, L. G. et al. (1994). A Construção do Currículo na Escola. Uma proposta de
desenvolvimento curricular para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
CASTRO, L. B.; RICARDO, M. M. C. (1993). Gerir o trabalho de projeto: Um manual para
professores e formadores. Lisboa: Texto Editora.
COSME, A.; TRINDADE, R. (2001). Área de projeto: Percursos com sentidos. Porto: Edições
ASA.
DEB-ME (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências essenciais”. Lisboa: DEB-ME.
FELIZARDO, Diana (2001). Área de Projeto. Propostas de atividades . 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico. Porto: Porto Editora.
FONSECA, V. (1996). Aprender a aprender – A educabilidade cognitiva. Lisboa: Notícias
Editorial.
HELM, J.H.; BENEKE, S. (2005). O Poder dos Projetos – Novas estratégias e soluções para a
educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. (1998). A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho.
Porto Alegre: Artmed
KATZ, L.; CHARD, S. (1997). A Abordagem de Projeto na Educação de Infância. Lisboa,
Fundação Calouste Gulbenkian.
LEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1989). Trabalho de projeto: 1. Aprender por
projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento.
LEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1990). Trabalho de projeto: 2. Leituras comentadas.
Porto: Edições Afrontamento.
Sites
http://ecrp.uiuc.edu/ - Early Childhood Research & Practice (ECRP). University of Illinois at
Urbana-Champaign. Dr. Lilian G. Katz and Dr. Jean Mendoza are the editors.
Em espanhol: http://ecrp.uiuc.edu/index-sp.html
http://trabalhodeprojecto.blogspot.com/ - A par e passo … até ao Trabalho de Projeto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.