Educação em museus

Entre conceitos e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.301

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca das ações educativas realizadas em museus e, simultaneamente, sobre os conceitos e metodologias que perpassam os campos da educação, da história e do patrimônio. No segundo momento, numa abordagem mais pontual, observamos o trabalho do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – MAV - considerando relatórios produzidos pelo Setor Educativo da instituição, entre 1995 e 1996, período no qual se nota uma preocupação maior com a realização de práticas educativas. Essa dupla mirada permite pensar tanto sobre as atividades pontuais do MAV quanto, em termos mais amplos, discutir o tema da educação em museus e sua ligação mais ou menos vigorosa com protocolos escolares, seus currículos e práticas. Os objetivos, sobretudo, relacionam-se à defesa do patrimônio e da preservação de registros do passado, a garantia de acesso e sua democratização. E à defesa, é claro, de uma educação em museus capaz de promover estes ideais.

Palavras-chave: Museu, Educação em museus; Educação Patrimonial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, Mário (2002). Anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 30, pp. 271-288.

Barbosa, Ana Mae. (2004) Arte, educação e cultura. Revista Textos do Brasil: educação para um desenvolvimento humano e social no Brasil, Itamaraty, Departamento Cultural, v. 7, s/p. P < www.dominiopublico.gov.br/pesquisa >

Barretto, Elba Siqueira de Sá; Mitrulis, Eleny. (2001) Trajetória e desafios dos ciclos escolares no país. Estudos avançados, v. 15, n. 42, pp. 103-140. <https://www.scielo.br/j/ea/a/K6mBgJwFvzgyhHkNrBbPfNF/?lang=pt>

Botelho, Joaquim Maria (2020). Ruth Guimarães: centenário de uma pioneira. Revista Cult. São Paulo. <https://revistacult.uol.com.br/home/ruth-guimaraes-centenario/>.

Brasil, PCNs (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: SEF/MEC.

Cabral, Magali. (2019) Desafios da educação museal/PNM/PNEM. dos Museus, In. Chagas, Mário & Rodrigues, Marcus Vinicius. (Orgs). A função educacional dos museus: 60 anos do Seminário Regional da Unesco. Rio de Janeiro, Museu da República, pp. 109-116.

Candido, Antonio (2001). Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34.

Certeau, Michel de (1995). A Beleza do Morto. A Cultura No Plural . Papirus Editora, pp. 55-85.

Certeau, Michel de (1994). A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Chaui, Marilena (1992). Política cultural, cultura política e patrimônio histórico. In. O direito à memória. São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico, pp. 37-46.

Elazari, Judith Mader (1999). Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, n. 9, pp. 292-293.

Florêncio, S. R., Clerot, P., Bezerra, J., & Ramassote, R. (2014). Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília, DF.

Freire, Paulo (1969). O papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, São Paulo, ano IV, n. 9, pp. 123-132.

Galian, Cláudia Valentina Assumpção (2014). Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa [online]. v. 44, n. 153, pp. 648-669, <https://doi.org/10.1590/198053142768>

Gehlen, Simoni Tormöhlen, Maldaner, Otavio Aloisio & Delizoicov, Demétrio (2010). Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições [online]. v. 21, n. 1 , pp. 129-148,. <https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000100009>

Grinspum, Denise (2000). Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, São Paulo.

Hall, Stuart (2005). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

Horta, Maria de Lourdes Parreiras, Grunberg, Evelina & Monteiro, Adriane Queiroz (1999). Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan.

IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus (2018). Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF, pp. 132.

IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus (20021). Sobre o Órgão. <https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/sobre-o-orgao>.

Jacareí (1981). Institui a Fundação Cultural de Jacareí. Lei n. 2.034, de 14 de set. 1981. <http://legislacao.jacarei.sp.gov.br:85/jacarei/images/leis/html/L20341981.html>

Lobato, Monteiro (1918). Urupês. 37. ed. Revisada. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Lopes, Maria Margaret (1991). A favor da desescolarização dos museus. Educação e Sociedade, vol. 40, pp. 443- 455.

Mattozzi, Ivo (2008a). Didattica della Storia, Beni Culturali, Educazione al Patrimonio. Rivista dell'Istruzione, Scuola e Autonomie Locali, ano XXIV, 5, pp. 23-28.

Mattozzi, Ivo (2008b). Currículo de História e educação para o patrimônio. Educação em revista, pp. 135-155.

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV (1995 - 1997) Relatórios do Serviço Educativo do MAV.

Museu de Arte Sacra de São Paulo (2020). 459 Paulistinhas, 2020. <http://museuartesacra.org.br/459-paulistinhas/>

Moreira, Andressa Urtiga & Paulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto (2021). Liberdade é conquista social? Freire e Vigotski na perspectiva da educação em direitos humanos. Educação e Pesquisa [online]. v. 47. <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226278>

Nascimento, Emanuel Angelo (2017). Os estereótipos do caipira no discurso do humor. Estudos Linguísticos, v. 46, n. 3, pp. 850-865.

<https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1529/1268>

Newson, Barbara & Silver, Adele (1978). The art museum as an educator. University of California Press, pp. 15-16.

Possamai, Zita Rosane (2014). Colecionar e educar: o Museu Julio de Castilhos e seus públicos (1903-1925). Varia Historia, v. 30, pp. 365-389.

Rússio, Waldisa Camargo (1974). Museu: uma organização em face das expectativas do mundo atual. In: Bruno, Cristina Oliveira (2010). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Pinacoteca do Estado de São Paulo, pp. 45 - 56.

Santos, Maria Célia T. Moura (2001). Museu e educação: conceitos e métodos. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 31, pp. 1-15.

Slenes, Robert (2010). A importância da África para as ciências humanas. História Social, UNICAMP, v. 19, pp. 19-32.

Thompson, Edward Palmer (2001). Folclore, antropologia e História social. In.: Negro, Antonio Luigi; Silva, Sergio (orgs.). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: UNICAMP. pp. 227-267.

Tolentino, Átila Bezerra (2016). O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Brasília: IPHAN, Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 05, pp. 38-48.

Downloads

Publicado

29-03-2022

Como Citar

Cruz, P., & Borges Salvadori, M. A. . (2022). Educação em museus: Entre conceitos e práticas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 159–187. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.301

Edição

Secção

Artigos