Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional

Autores/as

  • Hélia Pinto Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
  • C. Miguel Ribeiro Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v3i1.29

Resumen

Nos últimos anos o conhecimento do professor tem vindo a ser reconhecido como um dos aspetos nucleares no, e para o, desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Atendendo a essa centralidade, a formação deverá focar-se onde é, efetivamente, necessária, de modo a potenciar um incremento do conhecimento dos alunos, pelo conhecimento (e práticas) dos professores. Sendo os números racionais um dos tópicos problemáticos para os alunos, é fundamental identificar quais as situações matematicamente (mais) críticas para os professores de modo que, pela formação facultada, possam deixar de o ser. Neste artigo, tendo por foco o conhecimento matemático do professor e as suas especificidades, discutimos alguns aspetos desse conhecimento de futuros professores sobre números racionais, em concreto o sentido de número racional, identificando as suas componentes mais problemáticas e equacionando alguns dos porquês em que se sustentam. Terminamos com algumas considerações sobre implicações para a formação de professores e responsabilidade dos seus formadores.

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Publicado

2013-03-31

Cómo citar

Pinto, H., & Ribeiro, C. M. (2013). Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 3(1), 80–99. https://doi.org/10.25757/invep.v3i1.29

Número

Sección

Artigos