O género gramatical no nome: dos documentos normativos aos manuais escolares de português do 1.º CEB

Autores

  • Ana Sofia Lopes ESE/P. Porto USC
  • Celda Morgado ESE/P. Porto CLUP InED

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.201

Resumo

O género, como formalismo da língua e marca de concordância, existe somente em línguas que possuem concordância nominal, como o Português Europeu (PE). Esta categoria, no PE, corresponde a uma propriedade inerente aos nomes e são múltiplos os processos fonológicos, morfológicos e sintáticos subjacentes à variação em género nos nomes. Neste estudo exploratório pretendeu-se averiguar como é preconizado o tratamento categoria nominal supracitada nos documentos reguladores de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e investigar como é apresentado cientificamente e proposto pedagogicamente em manuais escolares dos 1.º ao 4.º anos.

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Publicado

26-03-2020

Como Citar

Lopes, A. S., & Morgado, C. (2020). O género gramatical no nome: dos documentos normativos aos manuais escolares de português do 1.º CEB. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(1), 62–77. https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.201

Edição

Secção

Artigos