A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo

Autores/as

  • Maria Paula Pereira Universidade Aberta,

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.17

Resumen

O presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,
Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do Estado
Novo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.
Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa é
esboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figuras
da História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológico
do Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principais
objetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dos
agentes educativos, alunos e comunidade local.

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Cómo citar

Pereira, M. P. (2014). A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 4(1), 59–81. https://doi.org/10.25757/invep.v4i1.17

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Artigos