Legislações e documentos brasileiros sobre a atenção à criança e suas implicações para o monitoramento do desenvolvimento infantil

Autores/as

  • Larissa Vendramini Lari UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Brasil
  • Gerusa Ferreira Lourenço Universidade Federal de São Carlos – Brasil (PPGEEs/UFSCar)
  • Patrícia Carla De Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos – Brasil (PPGTO/UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.156

Resumen

O presente estudo se debruça sobre os documentos legais e políticos publicados nos anos de 2015 e 2016 voltados às políticas públicas para a infância no Brasil. O objetivo consiste em definir indicadores das práticas de atenção intersetorial e integral ao Desenvolvimento Infantil (DI) de acordo com as políticas, portarias e legislações vigentes no Brasil. Para tal, foram analisados recentes documentos nacionais que abarcam o tema, o que permitiu caracterizar as novas perspectivas políticas de atenção integral à criança. O resultado dessa análise documental protagonizou um conjunto de indicadores divididos em blocos temáticos: visão da criança, identificação de risco no DI, uso de instrumento de monitoramento e formação, intersetorialidade, acesso às famílias no serviço e recursos.  Através desse estudo foi possível a compreensão do percurso da atenção intersetorial e integral à criança no Brasil, o qual visa contribuir para novos conhecimentos nesse campo de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Larissa Vendramini Lari, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Brasil

Sou terapeuta ocupacional de formação. Atualmente mestranda do programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - Brasil.

Para título de mestre.

Em pesquisa vinculadas ao LAD- Laboratório de atividade e desenvolvimento. 

Através do grupo de pesquisa 'Atenção integral à saúde da criança" orientado pela Dra. Patrícia Carla de souza Della Barba - Profa. adjunta do programa de pós graduação em Terapia Ocupacional/UFSCar.

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos – Brasil (PPGEEs/UFSCar)

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – Brasil (PPGEEs/UFSCar)

Patrícia Carla De Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos – Brasil (PPGTO/UFSCar).

Professor Associado I - Departamento de Terapia Ocupacional do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

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Publicado

2018-09-24

Cómo citar

Lari, L. V., Lourenço, G. F., & Barba, P. C. D. S. D. (2018). Legislações e documentos brasileiros sobre a atenção à criança e suas implicações para o monitoramento do desenvolvimento infantil. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(2), 4–20. https://doi.org/10.25757/invep.v8i2.156

Número

Sección

Artigos