Tipo de erros e dificuldades na escrita de palavras de crianças portuguesas com dislexia
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.141Resumen
As investigações sobre a natureza das dificuldades de escrita no quadro da dislexia têm sido pouco conclusivas e, principalmente no português europeu, escassas. Este estudo teve como objetivo caracterizar os tipos de dificuldades observados na escrita de crianças com dislexia. Foram comparadas crianças com dislexia no 5.º ano com crianças proficientes da mesma idade e ano de escolaridade, e ainda com crianças mais novas, no 3.º ano e emparelhadas pelo nível de leitura, na escrita de palavras e de pseudopalavras. As crianças com dislexia foram menos precisas, quer contando erros de cariz alfabético quer ortográfico, do que os seus pares cronológicos proficientes, em todas as categorias psicolinguísticas. Comparativamente aos controlos mais novos, cometeram mais erros na escrita de palavras irregulares e nas com regras contextuais mas tiveram um desempenho equivalente na escrita de palavras regulares e na de pseudopalavras. Também não se distinguiram das crianças mais novas quanto aos erros de conhecimento alfabético, mas cometeram mais erros no uso do conhecimento ortográfico. Em síntese, os resultados são consistentes com a ideia de que as crianças portuguesas com dislexia progridem, ainda que mais lentamente, e podem atingir bons níveis na escrita de cariz alfabético, mas apresentam um défice no uso do conhecimento ortográfico, particularmente daquele que depende mais do conhecimento lexical. Isto traduz um funcionamento cognitivo diferente nas crianças com dislexia.
Descargas
Citas
Referências bibliográficas
Affonso, M., Piza, C., Barbosa, A., & Macedo, E. (2011). Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrito. Revista CEFAC, 13(4), 628-635.
Afonso, O., Suárez-Coalla, P., & Cuetos, F. (2015). Spelling impairments in Spanish dyslexic adults. Frontiers in psychology, 6(466), 1-10. doi: 10.3389/fpsyg.2015.00466
Angelelli, P., Marinelli, C., & Zoccolotti, P. (2010). Single or dual orthographic representations for reading and spelling? A study of Italian dyslexic–dysgraphic and normal children. Cognitive Neuropsychology, 27(4), 305-333. doi: 10.1080/02643294.2010.543539
Apel, K. (2009). The acquisition of mental orthographic representations for reading and spelling development. Communications Disorders Quarterly, 31(1), 42-52. doi: 10.1177/1525740108325553
Bosman, A., & Van Orden, G. (1997). Why spelling is more difficult than reading. In C. Perfetti, L. Rieben, M. Fayol (Eds), Learning to spell: Research, theory, and practice across languages (pp. 173-194). New Jersey: Lawrance Erlbaum Associates.
Bourassa, D., & Treiman, R. (2003). Spelling in children with dyslexia: Analyses from the Treiman-Bourassa early spelling test. Scientific Studies of Reading, 7, 309–333. doi:10.1207/S1532799XSSR0704_1
Bourassa, D., & Treiman, R. (2014). Spelling development and disability in English. In C. A. Stone, E. R. Silliman, B. J. Ehren, & G. P. Wallach (Eds.), Handbook of language and literacy: Development and disorders (2nd ed., pp.569-583). New York, NY Guilford.
Caravolas, M. (2004). Spelling development in alphabetic writing systems: A cross-linguistic perspective. European Psychologist, 9, 3-14. doi:10.1027/1016-9040.9.1.3
Caravolas, M., & Volín, J. (2001). Phonological Spelling Errors among Dyslexic Children learning a Transparent Orthography: The Case of Czech. Dyslexia, 7, 229-245. doi: 10.1002/dys.206
Carraher, T. N. (1985). Explorações sobre o desenvolvimento da
competência em ortografia em português. Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 1(3), 269-285.
Cassar, M., Treiman, R., Moats, L., Pollo, T., & Kessler, B. (2005). How do the spellings of children with dyslexia compared with those of non-dyslexic children? Reading and Writing, 18, 27-49. doi:10.1007/s11145-004-2345-x
Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. New York, NY: Routledge Academic.
Cohen, J. (1992). A power primer. Psychological Bulletin, 112(1), 155-159. doi: 10.1037/0033-2909.112.1.155
Defior, S., Jiménez-Fernández, G. & Serrano, F. (2009). Complexity and lexicality effects on the acquisition of Spanish spelling. Learning and Instruction, 19, 55-65. doi: 10.1016/j.learninstruc.2008.01.005
Egan, J., & Tainturier, M. (2011). Inflectional spelling deficits in developmental dyslexia. Cortex, 47, 1179-1196. doi: 10.1016/j.cortex.2011.05.013
Ehri, L. C. (1986). Sources of difficulty in learning to spell and read. In M.L. Wolraich & D. Routh (Eds.). Advances in developmental and behavioral pediatrics (Vol. 7). (pp. 121-195). Greenwich, CT: JAI Press.
Ehri, L. C. (1997). Learning to read and learning to spell are one and the same, almost. Em C. Perfetti, L. Rieben, & M. Fayol (Orgs.), Learning to Spell - Research, Theory and Practice Across Languages (pp. 237–269). Mahwah, NJ: Erlbaum.
Fernandes, S., Ventura, P., Querido, L., & Morais, J. (2008). Reading and spelling acquisition in European Portuguese: a preliminary study. Reading and Writing, 21, 805-821. doi:10.1007/s11145-007-9093-7
Hulme, C., Snowling, M. J. (2014). The interface between spoken and written language: developmental disorders. Philosophical Transactions of Royal Society B, 369(1634). doi: 10.1098/rstb.2012.0395
Ise, E. & Schulte-Körne, G. (2010). Spelling deficits in dyslexia: Evaluation of an orthographic spelling training. Annals of Dyslexia, 60, 18–39.
Kemp, N., Parrila, R., & Kirby, J. (2009). Phonological and orthographic spelling in high-functioning adult dyslexics. Dyslexia, 15, 105-128. doi: 10.1002/dys.364
Keuning, J., & Verhoeven, L. (2008). Spelling development throughout the elementary grades: The Dutch case. Learning and Individual Differences, 18, 459-470.
Krishnan, S., Watkins, K. E., & Bishop, D. V. (2016). Neurobiological Basis of Language Learning Difficulties. Trends in Cognitive Sciences, 20, 701–714.
doi:10.1016/j.tics.2016.06.012
Landerl, K., & Wimmer, H. (2008). Development of word reading fluency and spelling in a consistent orthography. Journal of Educational Psychology, 100(1), 150-161.
Manis, F. R., Custodio, R., & Szeszulski, P.A. (1993). Development of phonological and orthographic skills: A 2-year longitudinal study of dyslexic children. Journal of Experimental Child Psychology, 56, 64-86. doi: 10.1006/jecp.1993.1026
Martins, B., & Vale, A. P. (2014, junho). O uso do conhecimento ortográfico no 1.º ano de escolaridade: A escrita do fonema /u/. Poster apresentado no VII Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas, Lisboa.
Maughan, B., Messer, J., Collishaw, S., Pickles, A., Snowling, M., Yule, W., & Rutter, M. (2009). Persistence of literacy problems: spelling in adolescence and at mid-life. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 50(8), 893-901. doi: 10.1111/j.1469-7610.2009.02079.x
Miranda, L., & Mota, M. (2011). Estratégias cognitivas de escrita do português do Brasil. Psico-USF, 16(2), 227-232. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000200011
Moll, K., Kunze, S., Neuhoff, N., Bruder, J., Schulte-Körne, G. (2014). Specific Learning Disorder: Prevalence and Gender Differences. PLOS ONE 9(7). doi: 10.1371/journal.pone.0103537
Nicholson, R. I., & Fawcett, A. J. (1994). Spelling remediation for dyslexic children: A skills approach. In G. D. A. Brown & N. C. Ellis (Eds.), Handbook of spelling: Theory, process and intervention (pp. 505-528). New York: Wiley.
Notarnicola, A., Angelelli, P., Judica, A., & Zoccolotti, P. (2012). Development of spelling skills in a shallow orthography: the case of Italian language. Reading and Writing, 25, 1171-1194. doi: 10.1007/s11145-011-9312-0
Pacton, S., Fayol, M., & Perruchet, P. (1996, Outubro). On the knowledge of double letters in French young spellers. Poster presented at European Writing Conferences, Barcelona.
Perfetti, C. A. (1997). The psycholinguistics of spelling and reading. In C. A. Perfetti, L. Rieben, & M. Fayol (Eds.), Learning to spell: Research, theory, and practice (pp. 21–38). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Ramus, F., Marshall, C. R., Rosen, S., & van der Lely, H. K. (2013). Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain, 136, 630–645. doi: 10.1093/brain/aws356
Raven, J. C., Court, J. H., & Raven, J. (1990). Raven Manual: Coloured Progressive
Matrices. Oxford: Psychologists Press.
Rittle-Johnson, B., & Siegler, R. S. (1999). Learning to Spell: Variability, choice, and change in children’s strategy use. Child Development, 70, 332–348.
Santos, A. S., Castro, S. L. (2010). Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura. ed. 2. Coimbra: Almedina.
Serrano, F., & Defior, S. (2012). Spanish dyslexic spelling abilities: the case of consonant clusters. Journal of Research in Reading, 35(2), 169-182. doi: 10.1111/j.1467-9817.2010.01454.x
Serrano, F., Genard, N., Sucena, A., Defior, S., Alegria, J., Mousty, P., Leybaert, J., Castro, S.L.; Seymour, P. (2010). Variations in reading and spelling acquisition in Portuguese, French and Spanish: a cross-linguistic comparison. Journal of Portuguese Linguistics, 10(1), 183-204. doi: http://doi.org/10.5334/jpl.106
Seymour, P., Aro, M., & Erskine, J. (2003). Foundation literacy acquisition in European orthographies. British Journal of Psychology, 94, 143-174. doi: 10.1348/000712603321661859
Shahar-Yames, D., & Share, D. (2008). Spelling as a self-teaching mechanism in orthographic learning. Journal of Research in Reading, 31(1), 22-39. doi: 10.1111/j.1467-9817.2007.00359.x
Share, D. L. (1999). Phonological recoding and orthographic learning: A direct test of the self-teaching hypothesis. Journal of Experimental Child Psychology, 72, 95-129.
Simões, M. (2000). Investigações no âmbito da aferição do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (M.P.C.R.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Simões, M. R. (2003). Escala de inteligência de Weschler para crianças. WISC III. Lisboa: CEGOC-TEA.
Snowling, M., & Hulme, C. (2012). Annual Research Review: The nature and classification of reading disorders - a commentary on proposals for DSM-5. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 53(5), 593–607. doi: 10.1111/j.1469-7610.2011.02495.x
Sprenger-Charolles, L., Siegel, L. S., Béchennec, D., & Serniclaes, W. (2003). Development of phonological and orthographic processing in reading aloud, in silent reading, and in spelling: A four-year longitudinal study. Journal of Experimental Child Psychology, 84, 194–217.
Treiman, R. (2017). Learning to spell words: Findings, theories, and issues. Scientific Studies of Reading, 16(17), 1-12. doi: 10.1080/10888438.2017.1296449
Treiman, R., & Cassar, M. (1997). Spelling acquisition in English. In C. Perfetti, L. Rieben, M. Fayol (Eds), Learning to spell: Research, theory, and practice across languages (pp. 61-80). New Jersey: Lawrance Erlbaum Associates
Vale (2011a). Teste de Supressão Fonémica – versão para investigação da unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Documento não publicado.
Vale (2011b). Lista de palavras e pseudopalavras para avaliar precisão e estratégias de leitura e escrita. Manipulação relativamente à frequência, estrutura silábica (inicial e final), extensão e consistência ortográfica - versão para investigação da Unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Documento não publicado.
Vale, A. P. (2015, julho). Fontes de conhecimento usadas na escrita de palavras: perspetiva desenvolvimental. Comunicação apresentada no 6º Seminário de Formação Contínua: Ortografia e Desenvolvimento da Consciência Linguística da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa.
Vale, A. P., Martins, B., Silva, A. R., & Perpétua, R. (2017, abril). Early orthographic knowledge in european portuguese: The spelling of the schwa. Poster presented at XIII International Symposium of Psycholinguistics, Braga.
Vale, A.P. (2016, December). Orthographic and alphabetic learning in dyslexia. Talk by invitation under the Lecture Series “The developing Child” at the Université du Luxembourg, Luxembourg.
Vale, A.P., & Sousa, O. (2017, Abril). Homophone dominance effect in European Portuguese verb spelling. Comunicação apresentada no XIII International Symposium of Psycholinguistics, Braga, Portugal.
Wang, H. C., Marinus, E., Nickels, L., & Castles, A. (2014). Tracking orthographic learning in children with different profiles of reading difficulty. Frontiers in Human Neuroscience, 8, 468. doi: 10.3389/fnhum.2014.00468
Wechsler, D. (1992). Wechsler Intelligence Scale for Children (3nd Ed.). London: Psychological.
Wimmer, H. (1996). The early manifestation of developmental dyslexia: Evidence from German children. Reading and Writing, 8, 171-188. doi: 10.1007/BF00555368
Wimmer, H., & Hummer, P. (1990). How German-speaking first graders read and spell: Doubts on the importance of the logographic stage. Applied Psycholinguistics, 11, 349 –368.
Wolf, M., & Denckla, M. (2005). Rapid automatized naming and rapid alternating stimulus test. Amsterdam: Pro Education.
Ziegler, J. C., & Goswami, U. (2006) Becoming literate in different languages: similar problems, different solutions. Developmental Science, 9(5), 429-436. doi: 10.1111/j.1467-7687.2006.00509.x
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.