A Inclusão na Perspectiva de Mães de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais

Autores/as

  • Francisco Vaz da Silva Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Departamento das Ciências Sociais e Humanas
  • Catarina Milagaia Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.134

Resumen

Neste estudo foram entrevistadas seis mães de crianças ou jovens com necessidades especiais seguindo a técnica de focus group com o objectivo de: i) Conhecer as suas perspectivas sobre o conceito e processos de inclusão, ii) identificar os indicadores de sucesso que mais valorizam e iii) identificar factores que consideram facilitadores de inclusão e os que consideram barreiras.

Resultados mostram que este pequeno grupo de mães tem uma posição muito favorável à inclusão e consideram-na como uma questão de Direitos Humanos. Na sua perspectiva as experiências de inclusão de sucesso, envolvendo a participação em actividades com outros e o sentido da pertença, estão associados a sentimentos de satisfação vividos por todos os envolvidos (crianças ou jovens, profissionais e os pais), fazendo salientar a dimensão emocional que nos parece ser específica de pais. Apontam como indicadores de sucesso as características acolhedoras do ambiente,  a participação em actividades em conjunto com outros, as atitudes das pessoas (profissionais, pais das outras crianças e as próprias crianças), bem como a satisfação e regozijo manifestado por todos os envolvidos. A heterogeneidade do grupo, a sensibilização e envolvimento da comunidade e a adequação das práticas educativas dos professores são identificadas como factores facilitadores da inclusão. Pelo contrário, a falta de respostas para a inclusão após a escolaridade, os preconceitos, baixas espectativas e práticas educativas desadequadas são consideradas barreiras. Mães fazem ainda referencia a dificuldades na cooperação e estabelecimento de verdadeiras parcerias entre famílias e professores como uma barreira.

Os resultados são confrontados com os de outras investigações na área e exploradas as contribuições para o aprofundamento da compreensão do conceito de inclusão.

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Biografía del autor/a

Francisco Vaz da Silva, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Departamento das Ciências Sociais e Humanas

Professor Adjunto na ESELx, Coordenador do Mestrado em Educação Especial

Catarina Milagaia, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

Estudante de mestrado de Educação Especial

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Publicado

2018-03-27

Cómo citar

Vaz da Silva, F., & Milagaia, C. (2018). A Inclusão na Perspectiva de Mães de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(1), 42–61. https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.134

Número

Sección

Artigos