Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar

Autores/as

  • Andreia Sofia Ferreira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Isabel Barroso Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Miguel Branco Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Isabel Fernandes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Ladeiras Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Tiago Osório Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Filipe Brás Pinto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Mário Relvas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Catarina Veloso Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Holger Brandes Evangelische Hochschule Dresden, Protestant University os Applied Sciences for Social Work, Education and Nursing
  • Otília Sousa Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Marina Fuertes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i2.102

Resumen

A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.

Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.

Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbal

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Publicado

2016-09-22

Cómo citar

Ferreira, A. S., Barroso, I., Branco, M., Fernandes, I., Ladeiras, A., Osório, T., … Fuertes, M. (2016). Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(2), 79–100. https://doi.org/10.25757/invep.v6i2.102

Número

Sección

Artigos