A Formação através de Projetos na Iniciação à Prática Profissional
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.70Abstract
Este artigo visa fundamentar e explicitar os motivos pelos quais se optou por uma formação através de projetos na iniciação à prática profissional da Licenciatura em Educação Básica. Defende-se que a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos favorece: i) a orientação para uma profissionalidade docente ativa e interativa, preparando para a tomada de decisões em situações singulares e não tipificadas; ii) a articulação teoriaprática, fornecendo instrumentos de análise do real e de esquemas estratégicos de ação; iii)o investimento pessoal, orientando o formando para objetivos de desenvolvimento préprofissional próprio; iv) a integração natural de conhecimentos oriundos de diferentes áreas do saber; v) a coerência entre os processos de aprendizagem formal e as formas de aprendizagem características das novas gerações.
Downloads
References
Alarcão, I. & Roldão, M.C. (2009). Supervisão. Um Contexto de Desenvolvimento Profissional dos
Professores. Mangualde: Edições Pedago
Barbier, J.M. (1993). Elaboração de Projetos de Ação e Planificação. Porto: Porto Editora
Beane, J. (2003). Integração curricular: a essência de uma escola democrática. In: Currículo
sem Fronteiras, vol.3, nº 2: 91-110.
Beck, J., & Wade, M. (2004). Got game: How the gamer generation is reshaping business forever.
Boston, MA: Harvard Business School Press.
Beck, J. & Carstens, A. (2004). Get ready for the Gamer Generation. In: Techtrends, Vol. 49,
Nº 3 : 22-25.
Boutinet, J.P. (1993). Anthropologie du Projet. Paris: Presses Universitaires de France
Castro, T. G. e Rangel, M. (2004). Jardim de Infância e 1º Ciclo. Aprender por projetos:
Continuidades e Descontinuidades. In: Infância e Educação: Investigação e Práticas, nº 6: 135-
Contreras, D. (2003). A Autonomia da Classe Docente. Porto: Porto Editora
Estrela, M.T. (2002). Modelos de Formação de Professores e seus Pressupostos
Conceptuais. In. Revista de Educação, vol. XI, nº1, Departamento de Educação, FCUL
Estrela, M.T., Rodrigues, A. e Esteves, M.M. (2002). Síntese da Investigação sobre Formação
Inicial de Professores em Portugal. Porto: Porto Editora
Ferry, G. (1983). Le Trajet de la Formation. Paris: Presses Universitaires de France
Lesne, M. (1983). Trabalho Pedagógico e Formação de Adultos. Lisboa: Fundação C.
Gulbenkian.
Marcelo-García, C. (1999). Formação de Professores. Porto: Porto Editores
Nóvoa, A. (1991). Profissão Professor. Porto: Porto Editora
Nóvoa, A. (2002). Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa
Pérez-Gómez, A. (1992). Las Funciones Sociales de la Escuela: de la reproducción a la
Reconstrucción de lo Conocimiento y la Experiencia”. In: Gimeno-Sacristán, I. & Pérez-
Gómez, A. (Eds.) Comprender y Transformar la Enseñanza. Madrid: Morata
Perrenoud, P. (2001). Porquê Construir Competências a partir da Escola? Porto: Edições ASA
Rangel, M. (2010) (Coord.). Porque trabalhamos por Projetos? A Metodologia de Trabalho de
Projecto na nossa Prática Pedagógica. Porto: Tangerina, Educação e Ensino
Roldão, M.C. (1999). Os Professores e a Gestão do Currículo. Porto: Porto Editora
Roldão, M. C. (2003). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Lisboa: Editorial
Presença
Roldão, M.C. (2004). Transversalidade e Especificidade no Currículo: Como se constrói o
conhecimento? In: Infância e Educação: Investigação e Práticas. Nº 6, pp. 61-72
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O Saber e o Agir do Professor. V.N. de Gaia:
Fundação Manuel Leão.
Roldão, M. C. (2010). Ensinar e Aprender: o Saber e o Agir Distintivos do Profissional Docente. In:
Ens, R.T. e Behrens, M.A. (Org.) Formação de Professores. Curitiba: Editora Universitária
Campagnat
Silva, I. L. da (2005). Projetos e Aprendizagens. In: Actas do 2º Encontro de Educadores de
Infância e Professores do 1º Ciclo. Porto: Areal Editores
Simpson, E. S. (2004). Evolution in the Classroom: What Teachers Need to Know about
the Video Game Generation. In: Techtrends, Vol. 49, Nº 3 : 17-22.
Sousa, F, (2010). Diferenciação Curricular e Deliberação Docente. Porto: Porto Editora
Zabalza, M. (1994). Diários de Aula. Contributo para o Estudo dos Dilemas Práticos dos
Professores. Porto: Porto Editora
Zeichner, K. (1993). A Formação Reflexiva de Professores. Ideias e Práticas. Lisboa: Educa
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.