Projeto: “Olha um trator!”
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.69Abstract
Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a
quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
Downloads
References
COSTA, Isabel (2003). O Desejo de Teatro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DEB (1997/2002). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da
Educação, Departamento de Educação Básica.
DGIDC/ME (2009). Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (Coordenadora da Adaptação:
Júlia Formosinho). Lisboa: Ministério da Educação
FISHER, Julie (2004). “A Relação entre o Planeamento e a Avaliação” in: Iram Siraj-
Blachtford (coord.), Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância (pp.
-39). Lisboa: Texto.
GAUTHIER, Hélène (2000). Fazer Teatro Desde os Cinco Anos. Coimbra: Escola Superior de
Educação; Livraria Minerva.
HEAL, Caroline & COOK, John (2004). “Humanidades: Desenvolvendo uma Noção de
Lugar e de Tempo nas Crianças mais Pequenas” in Iram Siraj-Blachtford (coord.), Manual de
Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância (pp. 114-128). Lisboa: Texto.
HOHMANN, Mary & WEIKART, David (2007). Educar a Criança. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
HOHMANN, Mary, BANET, Bernard & WEIKART, David (1987). A Criança em Ação.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SOUSA, Alberto Barros (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação (2ºvol.). Lisboa:
Instituto Piaget.
SOUTO GONZÁLEZ, Xosé M. (1999). Didática de la Geografia. Barcelona: Ediciones del
Serbal.
TREPAT, Cristòfol-A. (2000). El Tiempo y El Espacio en la Didática de las Ciencias Sociales.
Barcelona: Institut de las Ciêncies de l’Éducació; GRAÓ.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.