Avaliação e promoção da qualidade dos cuidados prestados em creche familiar: primeiros resultados de um estudo de investigação/acção

Authors

  • Júlia Serpa Pimentel Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • Madalena Carreira Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • Célia Gandres Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • Ana Rita Barros Instituto Superior de Psicologia Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v2i1.43

Abstract

Neste artigo apresentam-se os resultados do projecto de investigação/acção
Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creche familiar (resposta enquadrada
pelo Decreto-Lei n.º158/84). É um estudo exploratório, de carácter longitudinal, que teve
como principais objectivos: (1) avaliar a qualidade da resposta creche familiar em duas
instituições do Distrito de Lisboa; (2) analisar se variáveis como a idade, nível de
escolaridade e tempo de experiência das amas, o rácio TE/ama e a idade das crianças
estavam associadas à qualidade de cuidados prestada; (3) sistematizar os passos de um
programa de promoção da qualidade baseado numa metodologia de consultoria; e (4)
determinar os efeitos do programa de consultoria na promoção da qualidade.
Participaram neste projecto 10 amas enquadradas na creche familiar de um centro infantil
do Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, 21 amas de centros infantis da Santa
Casa da Misericórdia de Lisboa e os Técnicos de Enquadramento responsáveis pelo apoio
técnico. A Family Child Care Environment Rating Scale, Revised Edition (FCCERS-R) de Harms,
Cryer e Clifford (2007), traduzida pela equipa de investigação, foi o principal instrumento
utilizado. A recolha de dados decorreu em três momentos: (1) avaliação inicial; (2) reunião
de consultoria; e (3) avaliação final.
Os resultados encontrados mostram que a qualidade dos cuidados prestados pelas amas é
adequada/mínima, com excepção dos itens relacionados com a interacção ama-criança onde a
qualidade é boa, sendo a subescala actividades aquela onde foram encontrados valores mais
baixos. Não foram encontradas associações significativas entre a qualidade e o tempo
experiência das amas. Relativamente às restantes variáveis – idade das amas, rácio TE/ama e
idade das crianças – encontraram-se algumas associações com a qualidade global e em algumas
das subescalas da FCCERS-R. Foram encontradas diferenças entre os dados da 1ª e da 2ª
observação que parecem poder associar-se ao processo de consultoria implementado.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Abreu-Lima, I., & Nunes, C. (2006). A escala de avaliação do ambiente em educação de

infância – versão revista (ECERS-R). In C. Machado, L. Almeida, M. A. Guisande, M. Gonçalves

& V. Ramalho (Coord.), Actas da XI conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e

contextos (pp. 633-643). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Aguiar, C., Bairrão, J. & Barros, S. (2002). Contributos para o estudo da qualidade em

contexto de creche na Área Metropolitana do Porto. Infância Investigação e Práticas, 5, 7-28.

Bairrão, J. (1998). O que é a qualidade em educação pré-escolar? In Ministério da Educação

(Ed.), Qualidade e projecto na educação pré-escolar (pp. 41-88). Lisboa: Editorial do Ministério da

Educação.

Bairrão, J. & Tietze, W. (1995). A educação pré-escolar na união europeia. Lisboa: Instituto de

Inovação Educacional.

Bairrão, J., Leal, T., Fontes, P., & Gamelas, A.M. (1999). Educação pré-escolar em Portugal.

Estudo de qualidade. Relatório final apresentado à Fundação Gulbenkian. Centro de Psicologia

da Universidade do Porto. Retirado de

sigarra.up.pt/fpceup/publs_web.show_publ_file?pct_gdoc_id=6696

Bairrão, J., Barbosa, M., Borges, I., Cruz, O. & Macedo-Pinto, I. (1990). Perfil nacional dos

cuidados prestados às crianças com idade inferior a seis Anos. Lisboa: Fundação Calouste

Gulbenkian.

Barros, A. R., Pimentel, J. S., Gandres, C. & Carreira, M. (2010). Promoção da Qualidade dos

cuidados prestados em amas e creches familiares: três estudos de caso. In C. Nogueira, I.

Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M.

C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1739-1753).

Retirado de http://www.actassnip2010.com

Barros, S. A. (2007). Qualidade em contexto de creche: ideias e práticas. Dissertação de

Doutoramento apresentada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da

Universidade do Porto (Não publicada). Porto.

Barros, S. & Aguiar, C. (2010) Assessing the quality of Portuguese child care programs for

toddlers. Early Childhood Research Quarterly, 25 (4), 527-535.

Barros, S., Aguiar, C. & Bairrão, J. (2006). Escala de avaliação do ambiente de creche: edição

revista. In C. Machado (Ed.), Actas da XI conferência internacional de avaliação psicológica: formas

e contextos (pp. 689-697). Braga: Psiquilibrios.

Bordin, J., Machida, S., & Varnell, H. (2000). The relation of quality indicators to provider

knowledge of child development in family child care homes. Child & Youth Care Forum, 29 (5),

-341.

Braga, M. (2005). A importância do ambiente educativo na primeira infância: Um estudo sobre a

qualidade. Tese de Mestrado apresentada ao Instituto de Educação da Universidade Católica

Portuguesa. Lisboa.

Burchinal, M., Howes, C., & Kontos, S. (2002). Structural predictors of child care quality in

child care homes. Early Childhood Research Quarterly, 17, 87-105.

Buysse, V. & Wesley, P. W. (2004). A framework for understanding the consultation process:

Stage-by-stage. Young Exceptional Children, 7 (2), 2-9.

Buysse, V. & Wesley, P. W. (2005). Consultation in early childhood settings. Baltimore: Paul H.

Brookes Publishing Co.

Carreira, M., Pimentel, J. S., Gandres, C. & Barros, A.R. ( 2010). Qualidade dos cuidados

prestados em amas e creches familiares: um estudo comparativo. In C. Nogueira, I. Silva, L.

Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C.

Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1789-1804).

Retirado de http://www.actassnip2010.com

Conselho Nacional de Educação (2010). Educação das Crianças até aos 3 anos. Retirado de

http://www.cnedu.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=265%3Ae-cneespecial&

catid=43&Itemid=102&lang=pt

Corrêa, B. (2003). Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa,

n.º119, 85-112.

Decreto-Lei n.º 158/84. Regime jurídico aplicável à actividade exercida pelas amas e creches

familiares. Diário da República I Série, Nº114, de 17.05.1984, pp.1601.

Despacho Normativo nº 5/85. Regulamento do Exercício da Actividade das Amas e do seu

Enquadramento em Creches Familiares, a que se refere o Decreto-Lei nº 158/84, de 17 de Maio.

Diário da República I Série, Nº15, de 18-01-85, pp. 145.

Doherty, G., Forer, B., Lero, D., Goelman, H., & LaGrange, A. (2006). Predictors of quality in

family child care. Early Childhood Research Quarterly, 21, 296-312.

Figueira, M. C. (1998). (1998). Amas e creches familiares: Uma perspectiva educativa. Cadernos

de Infância, n.º48, 14-18.

Góis, S., & Portugal, G. (2009). A avaliação da qualidade num contexto de educação de

infância. In G., Portugal (Org.). Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso de

Joaquim Bairrão (pp. 213-228). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Harms, T., Cryer, D., & Clifford, R. M. (2007). Family Child Care Environment Rating Scale,

Revised Edition (FCCERS-R.) New York: Teachers College Press

Instituto da Segurança Social (2005a). Modelo de avaliação da qualidade – Creche.Retirado de http://195.245.197.202/preview_documentos.asp?r=16679&m=PDF

Instituto de Segurança Social (2005b). Manual de processos-chave – Creche. Retirado de

http://195.245.197.202/preview_documentos.asp?r=16680&m=PDF

Instituto de Segurança Social (2005c). Questionários de avaliação da satisfação: clientes,

colaboradores, parceiros – Creche. Retirado de

http://195.245.197.202/preview_documentos.asp?r=16681&m=PDF

Karlsson, M. (1995). O acolhimento em ama na Europa. Bruxelas: Comissão Europeia de

Acolhimento de Crianças e outras Medidas para a Conciliação das Responsabilidades

Profissionais e Familiares.

Leal, T, Gamelas, A. M., Abreu-Lima, I., Cadima, J. & Peixoto, C. (2009). Qualidade em

Educação Pré-escolar. In Psicologia Vol. XXIII (2) – Contextos Educativos e Desenvolvimento: visão

e obra de Joaquim Bairrão, 43-54.

Lima, I. A., Leal, T. B., & Ruivo, J. B. (1987). A escala de avaliação do ambiente em educação

infantil – contributos para o estudo da qualidade de vida de crianças dos 3 aos 6 anos em

contextos formais de educação. In J. F. Cruz, R. A. Gonçalves, & Paulo, P. P. Machado (Eds.),

Actas do encontro Nacional de Intervenção Psicológica na Educação (pp. 229-238). Porto:

Associação dos Psicólogos Portugueses.

McDougal, J. L., Clonan, S. M., & Martens, B. K. (2000). Using organizational change

procedures to promote the acceptability of prereferral intervention services: the school-based

intervention team project. School Psychology Quarterly, 15, 149-171.

Norris, D. (2001). Quality of care offered by providers with differential patterns of workshop

participation. Child & Youth Care Forum, 30 (2), 111-121.

Palsha, S. & Wesley, P. (1998). Improving quality in early childhood environments through onsite

consultation. Topics in Early Childhood Special Education, 18 (4), 243-253.

Pereira, L. (1989). Sessão de abertura. In Instituto de Apoio à Criança (Org.). Actas do encontro

trabalho com amas - creches familiares. Pensar o presente, projectar o futuro, Lisboa 28 a 30 de

Novembro de 1988. Rede Europeia de Acolhimento de Crianças.

Pessanha, M., Aguiar, C., & Bairrão, J. (2007). Influence of structural features on Portuguese

toddler child care quality. Early Childhood Research Quarterly, 22 (2), 204-214. Retirado de

http://sigarra.up.pt/fpceup/publs_pesquisa.FormView?P_ID=43022

Pessanha, M., Pinto, A. I. & Barros, S. (2009). Influência da qualidade dos contextos familiar e

de creche no envolvimento e desenvolvimento da criança. Psicologia Vol. XXIII (2) – Contextos

Educativos e Desenvolvimento: visão e obra de Joaquim Bairrão, 55-72.

Pimentel, J. S., Gandres, C., Barros, A.R. & Carreira, M. (2010). Promoção da qualidade dos

cuidados prestados em amas e creches familiares: delineamento de um estudo deinvestigação/acção. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes,

C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de

Investigação em Psicologia (pp. 2994-3008). Retirado de http://www.actassnip2010.com.

Pinto, A. I., Pessanha, M., Barros, S., Grande, C., Aguiar, C. & Nunes, C. (2009). Educação e

investigação em idades precoces. In G. Portugal (Org.) Ideias, projectos e inovação no mundo das

infâncias – o percurso e a presença de Joaquim Bairrão (pp. 63-76). Aveiro: Universidade de

Aveiro.

Pires, R. (2009). Qualidade do atendimento em creche familiar. Dissertação de Mestrado em

Ciências da Educação apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na

Universidade do Algarve (não publicada). Faro.

Raikes, H., Raikes, H., & Wilcox, B. (2005). Regulation, subsidy receipt and provider

characteristics: What predicts quality in child care homes? Early Childhood Research Quarterly,

, 164-184.

Todhunter, C. (2001). Undertaking Action Research: Negotiating the Road Ahead. Retirado

de http://sru.soc.surrey.ac.uk/SRU34.pdf

How to Cite

Pimentel, J. S., Carreira, M., Gandres, C., & Barros, A. R. (2015). Avaliação e promoção da qualidade dos cuidados prestados em creche familiar: primeiros resultados de um estudo de investigação/acção. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 2(1), 68–93. https://doi.org/10.25757/invep.v2i1.43

Issue

Section

Artigos