A comunicação matemática escrita

Authors

  • Filipa Faria Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Margarida Rodrigues Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-4658-6281

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.220

Abstract

O presente artigo tem por base um estudo realizado no ano letivo 2018/2019 no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo principal caraterizar a comunicação matemática escrita de duas turmas de 6.º ano, no que diz respeito às dimensões correção, clareza e argumentação matemática. Dado o paradigma interpretativo associado ao objetivo do estudo, a metodologia que se afigurou mais apropriada foi a de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos e tratados através de uma recolha e análise documental, que abarcou as resoluções de trinta e quatro alunos a quatro tarefas matemáticas realizadas em aula. Recorreu-se também ao cálculo de frequências com o intuito de quantificar os dados recolhidos, de forma a responder às questões já mencionadas. Através dos resultados obtidos, foi possível concluir que os alunos evidenciaram um desempenho positivo na sua comunicação matemática escrita, nomeadamente por recorrerem à argumentação ao longo das suas resoluções. Entre as dimensões correção e clareza, foi na primeira que os alunos evidenciaram um melhor desempenho.

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Author Biography

Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas, Domínio de Matemática

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Published

2020-09-28

How to Cite

Faria, F., & Rodrigues, M. (2020). A comunicação matemática escrita. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(2), 90–116. https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.220

Issue

Section

Artigos