Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções

Authors

  • Patricia Ferreira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-2423-4533
  • Antónia Estrela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa http://orcid.org/0000-0002-5170-4468
  • Ana Luísa Oliveira EB1/ JI Manuel Coco Morada: Praceta Irene Lisboa, 2675-547 Odivelas
  • Ana Abrantes Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Morada: Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.202

Abstract

Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.

 

Palavras-chave: Metodologia de trabalho de projeto; Didática da língua materna; Integração curricular; Literacia.

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Author Biographies

Patricia Ferreira, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Patrícia Santos Ferreira licenciou-se em Educação (ensino do 1.º Ciclo), em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa, onde concluiu, em 2013, o mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclos. Em 2018, concluiu o doutoramento em Educação - Formação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa desde 2007 e investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Tem experiência na lecionação de Português Língua Materna e Português Língua Estrangeira (PLE), participando em projetos de investigação nestas áreas.

Antónia Estrela, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa

Antónia Estrela licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade
NOVA de Lisboa, em 2000, tendo aí concluído em 2006, o mestrado em
Linguística e, em 2013, o doutoramento na mesma área. Atualmente,
é
professora na Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico
de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade
NOVA. Desenvolve investigação em áreas como aquisição da
linguagem, sintaxe e escrita. Tem coordenado projetos financiados na
área da aquisição e didática da língua materna e não materna.

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Published

2020-03-26

How to Cite

Ferreira, P., Estrela, A., Oliveira, A. L., & Abrantes, A. (2020). Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(1), 31–61. https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.202

Issue

Section

Artigos