Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.188Abstract
O objetivo do estudo foi elaborar e aplicar o Plano Educacional Individualizado (PEI) nas aulas de Educação Física em uma escola especial, como estratégia de inclusão e aprendizagem. A pesquisa partiu do seguinte problema: De que forma o PEI pode contribuir para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? Assim, o PEI foi elaborado de forma colaborativa, conforme os pressupostos da pesquisa-ação colaborativa. As intervenções ocorreram no campo do estágio, em uma escola especial com uma aluna com deficiência física e intelectual. Focou-se na oratória e nos movimentos dos membros superiores. O conteúdo Dança sustentou a organização do PEI. Durante o período das intervenções notou-se melhoras significativas no desenvolvimento da aluna, especialmente na oratória mais desinibida, nos movimentos de locomoção e coordenação. Considera-se que o PEI mostrou-se como uma ferramenta positiva para o ensino da Educação Física no contexto da Educação Especial.
Downloads
References
Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Dispõe as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério de Educação e Cultura, Brasil.
Projeto Escola Viva – Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola – Alunos com necessidades especiais (2000). Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF.
Cruz, M. L. R. M., Mascaro, C. A. A. C., & Nascimento, H. A. (2011) Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado: percurso inicial para elaboração e aplicação. Trabalho apresentado em VI Seminário Internacional –As redes educativas e as tecnologias, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Glat, R., & Pletsch, M. (Dezembro, 2009) Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI): uma estratégia para favorecer o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência mental/intelectual matriculados na escola especializada Favo de Mel. (Palestra proferida na FAETEC) Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Glat, R., & Blanco, L. M. V. (2011) Educação Especial no contexto de uma educação inclusiva. (Cap. 1, pp. 15-35) Rio de Janeiro: Editora 7 letras.
Glat, R., Vianna, M. M., & Redig, A. G. (2012) Plano Educacional Individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Ciências Humanas e Sociedade em Revista, 34 (12), p.108-129.
Libâneo, J. C. (1994). Didática (2ª ed.). São Paulo: Cortez.
Munster, M. A. V., Lieberman, L., Samalote-Rivera, A., & Houston-Wilson, C. H. (2014) Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física: validação de inventário na versão português. Revista da Sobama, 15 (1), p.43-54.
Nascimento, H. A. (2011). O plano educacional individualizado e o currículo funcional natural como estratégias para favorecer o aprendizado de alunos com deficiência intelectual (Monografia de graduação em Pedagogia). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação (SEED) (2018). Núcleo Regional de Educação de Irati. Recuperado a partir de http://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=881
Pletsch, M. D. (2009). Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Pletsch, M. D., & Glat, R. (2012). A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Revista Linhas Críticas, 18 (35), p. 193-208.
Poker, R. B., Martins, S. E. S. O., Oliveira, A. A. S., Milanez, S. G. C., & Mosca Giroto, C. R. (2013). Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marilia: Oficina Universitária.
Siqueira, C. F. O., Mascaro, C. A. A. C., Vianna, M. M., Silva, S. E., & Redig, A. G. (2012). Planos de ensino individualizados na escolarização de alunos com deficiência intelectual. In Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Galoá, p. 11671-11686.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da Pesquisa-Ação (18 ed.) São Paulo: Cortez.
Vianna, M. M., Silva, S. E. & Siqueira, C. F. O. (2011). Plano educacional individualizado – Que ferramenta é esta? In VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina-PR.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.