Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.175Abstract
Atualmente a formação de leitores é assumida enquanto uma das prioridades de destaque no âmbito da arena educativa, adquirindo particular relevo na sociedade em geral e no que respeita à formação de futuros profissionais da Educação em particular. Na formação inicial, tal desiderato entende-se, aliás, enquanto compromisso maior, face à participação ativa destes futuros profissionais da Educação nas práticas de leitura do seu futuro público. Nesta comunicação, tendo como referencial teórico as potencialidades do livro-álbum para o desenvolvimento de tais práticas, temos como objetivos: i) investigar a relevância atribuída ao livro-álbum no desenvolvimento e planificação de atividades de motivação para a leitura; ii) refletir sobre o papel que este pode desempenhar no fomento de práticas de leitura literária que contribuam para a formação de futuros leitores; iii) indagar qual a importância que os estudantes futuros profissionais da Educação lhe atribuem no que se refere à consolidação de tal formação. Os participantes neste estudo foram estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, tendo sido utilizados como instrumentos as reflexões levadas a cabo por tais estudantes, na modalidade de trabalho a pares, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Em virtude dos objetivos traçados, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Concluímos que os estudantes consideram o livro-álbum muito relevante para motivar o seu futuro público para a leitura, encarando os seus peritextos e os seus temas como uma mais-valia para darem cumprimento a tal objetivo.
Downloads
References
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo, 3.ª edição. Lisboa: Edições 70. (Trabalho original publicado em 1977).
Borges, J. L. (2017). Este ofício de poeta. Tradução de Telma Costa. Lisboa: Relógio D’Água. (Trabalho original publicado em 2000).
Borges, M. & Mourão, S. (2013). Planeta Tangerina: an editorial concept that pushes boundaries. In B. Carrington, & J. Harding (Eds.). Beyond the book: transforming children’s literature. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
Buescu, H., Morais, J., Rocha, M. R. & Magalhães, V. M. (2015). Programa e metas curriculares de Português do ensino básico. Lisboa: Direção-Geral da Educação.
Creswell, J. W. (2014). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, 4th edition. London: Sage. (Trabalho original publicado em 1994).
Debus, E., Juliano, D. & Bortolotto, N. (Orgs.). Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas. Tubarão: Unisul.
Jeffers, O. (2013). Como apanhar uma estrela. Tradução de Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro.
Manguel, A. (2018). Embalando a minha biblioteca. Tradução de Rita Almeida Simões. Lisboa: Tinta-da-China.
Martins, I. M. (2006). Pê de pai. Ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Carcavelos: Planeta Tangerina.
Martins, I. M. (2011). Obrigado a todos! Ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Carcavelos: Planeta Tangerina.
Martins, I. M. (2013). Uma onda pequenina. Ilustrações de Yara Kono. Carcavelos: Planeta Tangerina.
Morgado, J. C. (2013). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De Facto Editores.
Neri de Souza, F., Neri de Souza, D. & Costa, A. P. (2014). Importância do questionamento no processo de investigação qualitativa. In A. P. Costa, F. Neri de Souza & D. Neri de Souza (Orgs.) Investigação qualitativa: inovação, dilemas, desafios, 2.ª edição (pp. 125‐145). Oliveira de Azeméis: Ludomedia.
Ondjaki (2009). Há prendisajens com o xão, 3.ª edição. Lisboa, Caminho.
Ramos, A. M. (2011). Apontamentos para uma poética do álbum contemporâneo. In B.-A. R. Rechou, I. S. López e M. N. Rodríguez (Coord.) O álbum na literatura infantil e xuvenil (2000-2010), (pp.13-40). Vigo: Ediciones Xerais de Galicia.
Ramos, A. M., Cortez, T. & Mourão, S. (2017). (Eds.). Fractures and disruptions in children’s literature. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
Rita, A. C. (2014). A leitura: entre a expectativa e a memória. Anuário de Literatura., 19 (1), pp. 46-57. DOI: 10.5007/2175-7917.2014v19n1p46
Segabinazi, D. (2017). Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos. Revista Linhas, 18 (37), 22-45. DOI: 10.5965/1984723818372017022
Silva, S. R. (2011). Ilustração e poesia: para uma definição/caracterização do álbum poético para a infância. In R. González Vida, M. A. Moleón Viana, C. González Castro (Orgs.) Actas do congreso internacional arte, ilustración y cultura visual en educación infantil y primaria: construcción de identidades (pp. 565-570). Granada: Universidad de Granada.
Silva, S. R. (2017). Play in narratives for children: or on the «rules» of a new fiction. In A. M. Ramos, T. Cortez & S. Mourão (Eds.), Fractures and disruptions in children’s literature (pp. 248-261). Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
Silva, S. R. & Sastre, R. (2017). O álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustrações. Revista Brasileira de Educação, 22 (71), 1-24. Disponível em www.redalyc.org/pdf/275/27553035005.pdf
Yin, R. (2018). Case study research and applications. Design and methods, 6th edition. London: SAGE (Trabalho original publicado em 1984).
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.