Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.150Abstract
O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.
Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.
Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.
Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas.
Downloads
References
Allsopp, Hohlfeld & Kemker (2007). The Technology Integration Matrix: The Development and Field-Test of an Internet Based Multimedia Assessment Tool for the Implementation of Instructional Technology in the Classroom. Florida Educational Research Association, Tampa.
Alarcão, I. (2007). Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In I. Sá-Chaves, M. H. A. e. Sá & A. Moreira (Eds.), Isabel Alarcão: percursos e pensamentos (pp. 83-127). Aveiro: Universidade de Aveiro.
Ansoff, H. I. (1965). Corporate strategy: business policy for growth and expansion. McGraw-Hill Book.
Balanskat, A., Blamire, R., & Kefala, S. (2006). The ICT Impact Report. A review of studies of ICT impact on schools in Europe. http://colccti.colfinder.org/sites/default/files/ict_impact_report_0.pdf
Bergmann, J., & Sams, A. (2012). Flip your classroom: reach every student in every class every day. Eugene, OR: International Society for Technology in Education
Carlos, V., Pombo, L., & Loureiro, M. J. (2014). Desenvolvimento profissional docente e comunidades online. Conceção de uma Oficina de Formação no Edulab do AEGN (projeto AGIRE). In G. L. Miranda, M. E. Monteiro, P. Brás (Orgs). Aprendizagem Online, Proceedings of the III International Congress of ICT in Education (TICEduca2014), (pp.734-741), Lisbon, 14 -16 November. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ISBN: 978-989-8753-07-6).
Choy, P., Chen, X. & Bugarin, R. (2006). Teacher professional development in 1999–2000: what teachers, principals, and district staff report (NCES 2006-305). Washington, DC, U.S. Department of Education, National Center for Education Statistics.
Cooper, N., Lockyer, L., & Brown, I. (2013). Developing multiliteracies in a technology-mediated environment, Educational Media International, 50(2), 93-107.
Cox, M., Webb, M., Abbott, C. Blakeley, B., Beauchamp, T. & Rhodes, V. (2004) ICT and pedagogy: A review of the research literature. A report to the DfES, BECTA. http://www.becta.org.uk/research.
Day, J., & Foley, J. (2006). Evaluating a web lecture intervention in a human–computer interaction course. Education, IEEE Transactions on, 49(4)
Fullan, M., & Hargreaves, A. (2000). A escola como organização aprendente. Buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed.
Graham, C.R., & Robison, R. (2007). Realizing the transformational potential of blended learning: comparing cases of transforming blends and enhancing blends in higher education. In Blended Learning: Research Perspectives, edited by A.G. Picciano & C.D. Dziuban, pp. 83–110. Needham, MA: Sloan Consortium.
Graham, C.R. (2006). Blended Learning systems: definition, current trends, and future directions. In C. J. Bonk, & C. R. Graham (Eds.). Handbook of blended learning: global perspectives, local designs. San Francisco: Pfeiffer Publishing.
Helms, M. M., & Nixon, J. (2010). Exploring SWOT analysis–where are we now?: A review of academic research from the last decade. Journal of Strategy and Management, 3(3), 215-251.
Horta, M. J. (2012). A formação de professores como percurso para o uso das TIC em actividades práticas pelos alunos na sala de aula. Instituto de Educação. Lisboa, Universidade de Lisboa. Tese para obtenção do grau de Doutor - não publicada.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto: Porto Editora.
Kotler, P. (2000), Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation and Control, Millennium ed., International Series in Marketing, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, NJ.
Monteıro, H., & Loureıro, M. J. (2009). Práticas de utilização de computadores portáteis em contexto educativo: que impactos? Educação, Formação & Tecnologias, 2 (1), 30-43.
Nogueira, F. B. (2012). Formação cívica e formação de professores: limites e potencialidades. Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de Aveiro, Aveiro.
Paiva, J., Mendes, T., Canavarro, J., & Pais, A. 2006. Experiências TIC na Escola: obstáculos à mudança. VIII Congresso Iberoamericano Informática Educativa. RIBIE 2006.
http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2006/ponencias/art089.pdf
Parker, J. (2011). A design-based research approach for creating effective online higher education courses, In 26th Annual Research Forum: Educational Possibilities (Western Australian Institute for Educational Research Inc), University of Notre Dame, Fremantle.
Pombo, L., Carlos, V. & Loureiro, M.J. (2016). Edulabs for the integration of technologies in Basic Education – monitoring the AGIRE project. International Journal of Research in Education and Science (IJRES), 2(1), 16-29.
Porter, M.E. (1991), “Towards a dynamic theory of strategy”, Strategic Management Journal, Vol. 12, pp. 95-117.
Prensky, M. (2005). Shaping Tech for the Classroom: 21st-century schools need 21st-century technology. Edutopia.
http://www.edutopia.org/adopt-and-adapt
Raposo, A., & Mira Leal, S. (2010). Políticas e Processos de formação contínua em contexto: O caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP).
Schroeder, A., Minocha, S., & Schneider, C. (2010). The strengths, weaknesses, opportunities and threats of using social software in higher and further education teaching and learning. Journal of Computer Assisted Learning, 26(3), 159-174.
Silva, P., & Diogo, A. M. (2011). Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares. Ciências da Educação, Universidade dos Açores, 12, pp. 9-48.
Vieira, R. M. (2003). Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico para uma educação em ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, Aveiro.
Yelland, N. (2006). Changing worlds and new curricula in the knowledge era. Educational Media International, Vol. 43, Nº 2, June 2006, pp 121-131.
Yin, R. K. (2003). Case study research design and methods third edition. Applied social research methods series, 5.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.