Compreensão na leitura num manual de estudo do meio

Autores

  • Teresa Costa Colégio Cesário Verde
  • Otília Costa e Sousa UIDEF e Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Adriana Cardoso Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.15

Resumo

A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências. Neste estudoanalisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.

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Como Citar

Costa, T., Sousa, O. C. e, & Cardoso, A. (2015). Compreensão na leitura num manual de estudo do meio. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 5(1), 98–117. https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.15

Edição

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Artigos