Ativismo coletivo fundamentado em investigação através da produção e divulgação de vodcasts sobre poluição ambiental no 8.º ano de escolaridade

Autores

  • Ana Rita Marques Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
  • Pedro Reis Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.131

Resumo

A probabilidade dos alunos exercerem uma cidadania ativa no futuro é aumentada se os encorajarmos a agir agora, no presente, fornecendo-lhes oportunidades para que o façam e encarando-os já como cidadãos capazes de contribuir para a solução dos problemas atuais.  A presente investigação, envolvendo um grupo de alunos do 8.º ano de escolaridade e as disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação, teve como finalidade o estudo do impacto da construção e divulgação de vodcasts, subordinados ao tema poluição ambiental, nas perceções dos alunos relativamente à sua capacitação para a ação e ao desenvolvimento de competências de ativismo. A construção de vodcasts pelos alunos, estando, geralmente, associada ao lazer e entretenimento, pode também ser utilizada como atividade de ensino e aprendizagem das ciências. Neste estudo, a sua construção e posterior divulgação foi também utilizada como estratégia de ativismo visando a educação e sensibilização dos cidadãos. Foi seguida uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam uma evolução positiva nas perceções dos alunos quanto à sua capacitação para a ação, e o desenvolvimento de competências fundamentais para uma ação coletiva fundamentada em investigação.

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Publicado

19-07-2017

Como Citar

Marques, A. R., & Reis, P. (2017). Ativismo coletivo fundamentado em investigação através da produção e divulgação de vodcasts sobre poluição ambiental no 8.º ano de escolaridade. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 7(2), 5–21. https://doi.org/10.25757/invep.v7i2.131

Edição

Secção

Artigos