Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar

Authors

  • Catarina Veloso Ministério de Educação, Agrupamento de Escolas Santa Catarina
  • Isabel Barroso Parkids
  • Miguel Branco ABEI, Vila Franca de Xira
  • Isabel Fernandes Serviços de Educação de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras
  • Andreia Ferreira AFID Geração
  • Ana Ladeiras AFID CRZ
  • Filipe Brás Pinto Estudante de Mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa
  • Holger Brandes Evangelische Hochschule Dresden (Protestant University of Applied Sciences for Social Work, Education and Nursing)
  • Otília Sousa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa http://orcid.org/0000-0001-7755-2418
  • Marina Fuertes Centro de Psicologia da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.118

Abstract

A investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, 10 educadores (com uma menina e com um menino) e 17 pais (com o seu filho ou filha) foram observados independentemente, na mesma situação semi-experimental. Foi-lhes pedido que realizassem, em 20 minutos, um produto, à sua escolha, com materiais e ferramentas disponibilizadas. Pretendia-se descrever e comparar os dois grupos quanto: i) aos produtos realizados; e uso de materiais e ferramentas; ii) à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) à qualidade da comunicação verbal. O estudo indica que existem estilos de atividade e cooperação distintos nos dois grupos estudados. Comparativamente aos pais, os educadores estimularam mais a exploração de novos problemas e conceitos. Nas díades pai-filho(a) foram elaborados produtos com mais componentes e utilizadas mais ferramentas. Adicionalmente, os pais fizeram mais perguntas de processo e elogios do que os educadores que, por seu lado, realizaram mais perguntas de conteudo, sugestões e críticas. À luz da investigação anterior, refletimos sobre os papéis das figuras masculinas em educação de infância e na família; e o seu contributo para o desenvolvimento da criança.

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Author Biographies

Andreia Ferreira, AFID Geração

CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa

Holger Brandes, Evangelische Hochschule Dresden (Protestant University of Applied Sciences for Social Work, Education and Nursing)

Evangelische Hochschule Dresden (Protestant University of Applied Sciences for  Social Work, Education and Nursing)

Marina Fuertes, Centro de Psicologia da Universidade do Porto



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Published

2018-03-27

How to Cite

Veloso, C., Barroso, I., Branco, M., Fernandes, I., Ferreira, A., Ladeiras, A., … Fuertes, M. (2018). Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(1), 94–116. https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.118

Issue

Section

Artigos