Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância

Authors

  • Holger Brandes Evangelische Hochschule Dresden (University of Applied Sciences for Social Work, Education and Nursing)

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.10

Abstract

Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.

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How to Cite

Brandes, H. (2015). Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 5(1), 4–18. https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.10

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Artigos