A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões

Autores

  • Kátia Adair Agostinho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.90

Resumo

A docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. 

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Biografia Autor

Kátia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos da Criança, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN)

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Publicado

30-03-2016

Como Citar

Agostinho, K. A. (2016). A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(1), 69–86. https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.90

Edição

Secção

Artigos