O Recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas

Autores

  • Olga Azevedo Instituto da Educação - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.89

Resumo

RESUMO

O recreio no jardim-de-infância é um dos poucos espaços que resta para que as crianças se encontrem e façam aquilo em que verdadeiramente são especialistas: brincar! Este deve ser um espaço e um tempo valorizados, pois é aí que este grupo constrói as culturas que o identifica e distingue como grupo geracional, distinto dos demais. Esta construção de culturas faz-se através das interações inerentes ao ato de brincar.

Nesta sociedade globalizada a competição e o sucesso académico fazem parte cada vez mais cedo da vida das crianças. Assim, é importante compreender e devolver-lhes espaços e tempos que lhes permitam brincar e jogar, uma vez que estas ações se assumem como indispensáveis para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável das habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.

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Biografia Autor

Olga Azevedo, Instituto da Educação - Universidade do Minho

Educação Pré-Escolar Estudos da Criança

Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Mestrado em Associativismo e Animação Sócio-Cultural

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Publicado

08-04-2016

Como Citar

Azevedo, O. (2016). O Recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(1), 132–156. https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.89

Edição

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Artigos