Projeto: “Olha um trator!”

Autores

  • Maria João Hortas Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Nuno Ferreira Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • João Menau Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Susana Alves Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Lurdes Costa
  • Marta Serrão

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.69

Resumo

Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.
O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a
quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Isabel (2003). O Desejo de Teatro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

DEB (1997/2002). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da

Educação, Departamento de Educação Básica.

DGIDC/ME (2009). Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (Coordenadora da Adaptação:

Júlia Formosinho). Lisboa: Ministério da Educação

FISHER, Julie (2004). “A Relação entre o Planeamento e a Avaliação” in: Iram Siraj-

Blachtford (coord.), Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância (pp.

-39). Lisboa: Texto.

GAUTHIER, Hélène (2000). Fazer Teatro Desde os Cinco Anos. Coimbra: Escola Superior de

Educação; Livraria Minerva.

HEAL, Caroline & COOK, John (2004). “Humanidades: Desenvolvendo uma Noção de

Lugar e de Tempo nas Crianças mais Pequenas” in Iram Siraj-Blachtford (coord.), Manual de

Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância (pp. 114-128). Lisboa: Texto.

HOHMANN, Mary & WEIKART, David (2007). Educar a Criança. Lisboa: Fundação

Calouste Gulbenkian.

HOHMANN, Mary, BANET, Bernard & WEIKART, David (1987). A Criança em Ação.

Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

SOUSA, Alberto Barros (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação (2ºvol.). Lisboa:

Instituto Piaget.

SOUTO GONZÁLEZ, Xosé M. (1999). Didática de la Geografia. Barcelona: Ediciones del

Serbal.

TREPAT, Cristòfol-A. (2000). El Tiempo y El Espacio en la Didática de las Ciencias Sociales.

Barcelona: Institut de las Ciêncies de l’Éducació; GRAÓ.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Hortas, M. J., Ferreira, N., Menau, J., Alves, S., Costa, L., & Serrão, M. (2011). Projeto: “Olha um trator!”. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(3), 44–61. https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.69

Edição

Secção

Artigos