Permanência Estudantil na Perspectiva da Trajetória de Egressos da Educação Profissional Para Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i3.415

Palavras-chave:

Permanência estudantil, Educação profissional, Proeja, Política de assistência estudantil

Resumo

Na compreensão da permanência estudantil pela perspectiva da trajetória escolar dos egressos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Brasil, buscou-se identificar os fatores motivacionais e desafios no percurso da tão sonhada formação profissional. Realizada no campus Teresina Zona Sul, envolveu 7 (sete) egressos da turma concluída no primeiro semestre de 2023. Utilizou-se da abordagem construtivista e qualitativa, amparada pelas dimensões-chave de Vincent Tinto (2017), com aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob registro CAAE 70868423.5.0000.5660, e análise de enunciação com transcrições pelo software ATLAS.ti 23. Emergiram as categorias ‘motivação’, ‘persistência’ e ‘realização pessoal’ alinhando-se a autoeficácia, senso de pertencimento, valor percebido do currículo, além das redes ‘educação’ e ‘adaptação’. Os resultados apontam para uma permanência estudantil construída de superação ao longo da trajetória escolar, na qual a rede de apoio multiprofissional do IFPI foi necessária para permanecer e concluir com sucesso seus estudos. Portanto, investir em ações formativas para desenvolver a autoeficácia, estimular a interação interpessoal para fomentar o senso de pertencimento, e estabelecer estratégias para a Política de Assistência Estudantil podem desempenhar um papel fundamental na permanência e no sucesso dos estudantes no curso.

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Biografias Autor

Telma Maria dos Santos Nascimento, Instituto Federal do Piauí – IFPI

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Especialista em Educação em Direitos Humanos também pela UFPI e Técnica em Assuntos Educacionais pelo Instituto
Federal do Piauí – IFPI.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG

Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Experiência profissional como Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB.

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor efetivo do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS) e do Núcleo de Pesquisa em Psicossociologia, Trabalho e Estudos Socioambientais (NUPYTES) em parceria com a PUC-Minas. Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Saúde Mental no Trabalho, Gestão Social, Administração Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão na Saúde.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutora (2018) e mestre (2012) em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnólogo em Gestão de Dados Modalidade a Distância da UFPI, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional. Coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

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Publicado

17-10-2024

Como Citar

Nascimento, T. M. dos S., Bizarria, F. P. de A., Pinheiro, L. V. de S., & Barbosa, F. L. S. (2024). Permanência Estudantil na Perspectiva da Trajetória de Egressos da Educação Profissional Para Jovens e Adultos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e415. https://doi.org/10.25757/invep.v13i3.415