Análise de manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico em contextos inclusivos em Espanha e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.405Palavras-chave:
análise comparativa, educação matemática, primeiro ciclo do ensino básico, manuais escolaresResumo
O ensino-aprendizagem da matemática deve promover a autonomia das pessoas para alcançarem uma cidadania competente. Esse ensino-aprendizagem formal ocorre em salas de aula, onde os manuais escolares são comuns e os alunos são diversificados, incluindo os que apresentam necessidades específicas de apoio educativo. Os manuais escolares tradicionais têm sido analisados curricularmente em alguns estudos, mas não foram encontradas pesquisas que contemplem o seu uso autónomo por alunos com necessidades especiais. Esta investigação procurou comparar manuais escolares de Matemática utilizados em contextos inclusivos em Espanha e Portugal. Foram explorados os conteúdos e a metodologia subjacente às atividades. Foram analisados dois livros dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de cada um dos países. Os resultados mostram que são trabalhados os cinco blocos de conteúdo matemático, com mais atividades em números e operações, e com metodologias diferentes, dependendo do bloco. São discutidas implicações dos resultados.
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