As conceções de professores em formação sobre o ensino de História do Presente em Portugal e a sua relação com a formação para a cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.397

Palavras-chave:

Ensino do tempo presente, Periodização, Temporalidade da história, Formação de professores do ensino básico

Resumo

No presente artigo pretende-se analisar e refletir sobre as conceções dos estudantes da formação inicial em relação à História do Presente em Portugal e ao seu ensino. Em primeiro lugar, os alunos são confrontados com a compreensão do conceito de História do Presente. Em segundo lugar, reflete-se sobre a periodização que adotam para referir-se ao processo histórico, identificando os factos e acontecimentos que consideram fazer parte do História do Presente. Em terceiro lugar, exploram-se as conceções sobre o ensino da História do Presente e a forma como esta permite o desenvolvimento de competências que capacitem o estudante para compreender as dinâmicas do Portugal de hoje.

Trata-se de uma investigação qualitativa que se insere no campo da Didática das Ciências Sociais na linha da formação inicial de professores e da formação cidadã. A amostra é composta por vinte e um estudantes a frequentar o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na recolha de dados recorremos à aplicação de um inquérito por questionário, à realização de um grupo focal e foi ainda realizada análise documental.

Os principais resultados indicam que os estudantes consideram que a sua formação académica e as experiências pessoais são estruturantes nas conceções que possuem sobre o processo histórico do presente. Os estudantes reconhecem, ainda, que a análise e compreensão das complexidades atuais do país são fundamentais na construção de uma cidadania crítica e democrática.

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Biografias Autor

Francisca Carolina Díaz Zúñiga, Universidade Autónoma de Barcelona

Doutoranda em Educação, no domínio da Didática das Ciências Sociais, Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha. Licenciada em História, Universidade Diego Portales, Chile. Licenciatura em Educação e Pedagogia em História e Ciências Sociais, Universidade Nacional Andrés Bello, Chile. Diploma em Património Cultural, Universidade de Santiago do Chile. Mestrado em História, menção em História do Chile, Universidade de Santiago de Chile. Mestrado em Investigação Educativa, menção em Didática das Ciências Sociais, Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha.

Maria João Barroso Hortas, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa e em Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Leciona no âmbito das metodologias de ensino do Meio Social e da História e Geografia na formação inicial de professores (6-12 anos) e de educadores de infância. Investigadora do Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa, desenvolvendo projetos nacionais e internacionais na área da Geografia Humana, imigração e integração socioeducativa de crianças e jovens de origem imigrante.

Alfredo Gomes Dias, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciado em História, doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa (2012) e em Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona (2019). Investigador do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Professor-Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Professor de disciplinas científicas no âmbito das metodologias de ensino do Estudo do Meio Social e da História e Geografia nos cursos de formação inicial de professores do Ensino Básico (6-12 anos).

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Publicado

13-05-2024

Como Citar

Zúñiga, F. C. D., Hortas, M. J. B., & Dias, A. G. (2024). As conceções de professores em formação sobre o ensino de História do Presente em Portugal e a sua relação com a formação para a cidadania. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e397. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.397