Pesquisa das identidades profissionais de três formadoras de professores de Matemáticas através de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.362Palavras-chave:
Identidade profissional, Formadores de professores de matemática, NarrativasResumo
Apresenta-se um estudo sobre as identidades de três formadores que, em 2021, actuaram como docentes na prática pedagógica de professores de matemática em fase de pós-graduação. Adopta-se uma perspectiva teórica que entende a identidade como uma actividade discursiva, ou seja, colecções de um tipo particular de histórias, que são endossáveis, reificadas e significativas. Os professores escreveram histórias sobre os formadores com quem estiveram envolvidos na sua prática pedagógica. Estas foram apresentadas a três dos formadores que indicaram com qual delas se identificavam mais. A partir daí, foram recolhidas histórias através de correio electrónico e de entrevistas. A análise das respostas dos formadores permitiu-nos detectar aspectos das suas identidades reais e designadas. Nomeadamente, alguns episódios de histórias escritas sobre eles, com as quais não se identificavam, catalisaram narrativas próprias que fazem parte da sua identidade designada. Foi também evidente que as identidades profissionais estão ligadas à disciplina leccionada. Além disso, verificou-se que as histórias utilizadas constituem um instrumento metodológico adequado para estudar a identidade do formador e para promover processos de reflexão sobre a prática profissional. Tornou-se evidente que as histórias na terceira pessoa podem dar conta da identidade dos sujeitos tão bem como as histórias na primeira pessoa.
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