Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos

Autores

  • Josep Maria Sanahuja Gavaldà Universitat Autònoma de Barcelona https://orcid.org/0000-0003-3444-2491
  • Antonio Pérez Romero Department of Applied Pedagogy. Universitat Autònoma de Barcelona https://orcid.org/0000-0002-9806-3143
  • Isabel Pizarro Madureira Departamento de formação e investigação em educação e desenvolvimento. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
  • Monika Gigerl Institute for Early Childhood and Primary Teacher Education. University College of Teacher Education Styria
  • Susana Rojas Pernia Departamento de Educación. Universidad de Cantabria https://orcid.org/0000-0002-4617-241X
  • Rozita Petrinska Labudovikj : Association for Promotion of Education, Culture and Sport Education for All Skopje, Bul

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.335

Palavras-chave:

Inclusão, Educação artística, Participação, Necessidades de formação

Resumo

A geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.

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Biografias Autor

Josep Maria Sanahuja Gavaldà, Universitat Autònoma de Barcelona

PhD in Education. Senior Lecturer in the Department of Applied Pedagogy. Director of Studies and Researcher Centre for an inclusive society.

Antonio Pérez Romero, Department of Applied Pedagogy. Universitat Autònoma de Barcelona

PhD in Education. Associate Lecturer in the Department of Applied Pedagogy. Coordinator of Master Degree in Supports for educational and social inclusion.

Isabel Pizarro Madureira, Departamento de formação e investigação em educação e desenvolvimento. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

PhD in Education. Assistant Teachear at the Department  of Training and Research in Education and Development

Monika Gigerl , Institute for Early Childhood and Primary Teacher Education. University College of Teacher Education Styria

Lecturer at the University College of Teacher Education Styria. She has 26 years of teaching experience in primary and middle schools in inclusive settings. Based on her studies in applied ethics and social pedagogy, her main areas of work and research are human rights, inclusion and ethics.

Susana Rojas Pernia, Departamento de Educación. Universidad de Cantabria

Senior Lecturer in the Department of Education and Coordinator of the Research Group In-ParES (Educational and Social Inclusion and Participation -https://inclusionlab.unican.es/).

Rozita Petrinska Labudovikj, : Association for Promotion of Education, Culture and Sport Education for All Skopje, Bul

MSc., MLS. A PhD student in non-profit service quality management. President of the Association for Promotion of Education, Culture and Sport Education for All Skopje, North Macedonia.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Sanahuja Gavaldà, J. M., Pérez Romero, A., Pizarro Madureira, I., Gigerl , M., Rojas Pernia, S., & Petrinska Labudovikj, R. (2022). Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 174–191. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.335

Edição

Secção

Artigos