Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional

Autores

  • Hélia Pinto Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
  • C. Miguel Ribeiro Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v3i1.29

Resumo

Nos últimos anos o conhecimento do professor tem vindo a ser reconhecido como um dos aspetos nucleares no, e para o, desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Atendendo a essa centralidade, a formação deverá focar-se onde é, efetivamente, necessária, de modo a potenciar um incremento do conhecimento dos alunos, pelo conhecimento (e práticas) dos professores. Sendo os números racionais um dos tópicos problemáticos para os alunos, é fundamental identificar quais as situações matematicamente (mais) críticas para os professores de modo que, pela formação facultada, possam deixar de o ser. Neste artigo, tendo por foco o conhecimento matemático do professor e as suas especificidades, discutimos alguns aspetos desse conhecimento de futuros professores sobre números racionais, em concreto o sentido de número racional, identificando as suas componentes mais problemáticas e equacionando alguns dos porquês em que se sustentam. Terminamos com algumas considerações sobre implicações para a formação de professores e responsabilidade dos seus formadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ball, D. L., Thames, M. H. & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Behr, M. J., Harel, G., Post, T. & Lesh, R. (1993). Rational Numbers: Toward a Semantic Analysis-Emphasis on the Operator Construct. In T. P. Carpenter, E. Fennema & T. A. Romberg (Eds.), Rational Numbers: An Integration of Research (pp. 13-47). NJ: Lawrence Erlbaum.

Behr, M. J., Lesh, R., Post, T. R. & Silver, E. A. (1983). Rational number concepts. In R. Lesh & M. Landau (Eds.), Acquisition of mathematics concepts and process (pp. 91-126). New York: Academic Press, Inc.

Caseiro, A. & Ribeiro, C. M. (2012). Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais. In R. Cadima, I. Pereira, H. Menino, I. S. Dias & H.Pinto (Eds.), Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 393-400). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.

Charalambous, C. (2008). Mathematical knowledge for teaching and the unfolding of tasks in mathematics lessons: Integrating two lines of research. In O. Figueras, J. L. Cortina, S. Alatorre, T. Rojano & A. Sepulveda (Eds.), Proceedings of the 32nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 281-288). Morelia, Mexico: PME.

Flores, A. (2002). Profound understanding of division of fraction. In B. Litwiller & G. Bright (Eds.), Making sense of fractions, ratios, and proportions: 2002 Yearbook (pp. 237-246). Reston: NCTM.

GAVE (2010). Relatório 2010. Lisboa: Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação.

Graeber, A., Tirosh, D. & Glover, R. (1989). Preservice teachers’ misconceptions in solving verbal problems in multiplication and division. Journal for Research in Mathematics Education, 20(1), 95-102.

Harel, G., Behr, M., Post, T. & Lesh, R. (1994). The impact of number type on the solution of multiplication and division problems: Further considerations. In G. Harel & J. Confrey (Eds.), The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics (pp. 365-388). Albany, NY: SUNY Press.

Hiebert, J. & Grouws, D. (2007). The effects of classroom mathematics teaching on students’ learning. In F. Lester (Ed.), Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning (pp. 371-404). NCTM: Information Age Publishing.

Hill, H. C. & Ball, D. L. (2004). Learning mathematics for teaching: Results from California’s mathematics professional development institutes. Journal for Research in Mathematics Education, 35(5), 330-351.

Hill, H. C., Rowan, B. & Ball, D. L. (2005). Effects of teachers' mathematics knowledge for teaching on student achievement. American Education Research Journal, 42(2), 371-406.

Huinker, D. (2002). Examining dimensions of fractions operation sense. In B. Litwiller & G. Bright (Eds.), Making sense of fractions, ratios, and proportions: 2002 Yearbook (pp. 72-78). Reston: NCTM.

Jakobsen, A., Thames, M. H., & Ribeiro, C. M. (2013). Delineating issues related to Horizon Content Knowledge for mathematics teaching Proceedings of the Eight Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. to appear). Antalia, Turquia: ERME.

Jakobsen, A., Thames, M. H., Ribeiro, C. M. & Delaney, S. (2012). Using Practice to Define and Distinguish Horizon Content Knowledge. In ICME (Ed.), 12th International Congress in Mathematics Education (12th ICME) (pp. 4635-4644). Seoul (Coreia): ICME.

Kieren, T. E. (1976). On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In R. Lesh (Ed.), Number and Measurement: Papers from a research workshop (pp. 101-144). Columbus, OH: ERIC/SMEAC.

Krainer, K., Hsieh, F.-J., Peck, R. & Tatto, M. T. (2012). Teacher education and development study - learning to teach mathematics (TEDS-M). In ICME (Ed.), 12th International Congress in Mathematics Education (12th ICME) (pp. 42-43). Seoul (Coreia).

Kribs-Zaleta, C. M. (2006). Estrategias construidas para la división de fracciones. In P. B. Catalán, M. J. G. López & M. M. Moreno (Eds.), Investigación en Educación Matemática (pp. 154-160). Huesca: Instituto de Estudios Altoaragoneses, Universidad Zaragoza.

Lamon, S. (2007). Rational numbers and proportional reasoning. In F. Lester (Ed.), Second handbook ok mathematics teaching and learning (pp. 629-667). Greenwich, CT: Information Age Publishing

Ma, L. (1999). Knowing and teaching elementary mathematics: Teachers' understanding of fundamental mathematics in China and the US. Mahwash, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Magiera, M., van_den_Kieboom, L. & Moyer, J. (2011). Relationships among features of pre-service teachers’ algebraic thinking. In B. Ubuz (Ed.), Proceedings of the 35thIGPME Conference (Vol. 3, pp. 169-176). Ankara, Turkey: PME.

Mason, J., & Johnston-Wilder, S. (2006). Designing and using mathematical tasks. St Albans: Tarquin.

McIntosh, A., Reys, J. e Reys, E. (1992). A proposed framework for examining basic number sense. For the Learning of Mathematics, 12 (3), 2-8 e 44.

Monteiro, C. & Pinto, H. (2005). A aprendizagem dos números racionais. Quadrante, 14(1), 89-107.

Monteiro, C. & Pinto, H. (2007). Desenvolvendo o Sentido do Número Racional. Lisboa: APM.

Nye, B., Konstantopoulos, S. & Hedges, L. V. (2004). How large are teacher effects? Educational Evaluation and Policy Analysis, 26(3), 237-257.

Pinto, H. (2011). O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais. Tese de doutoramento. Universidade de Lisboa. (Tese de Doutoramento), Universidade de Lisboa, Lisboa: Instituto de Educação.

Ponte, J. P., Serrazina, L., Guimarães, H., Breda, A., Guimarães, F., Sousa, H., Menezes, L., Martins, M. E. &

Oliveira, P. (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.

Post, T., Harel, G., Behr, M. & Lesh, R. (1988). Intermediate teachers knowledge of rational number concepts. In e. a. Fennema (Ed.), Papers from First Wisconsin Symposium for Research on Teaching and Learning Mathematics (pp. 194-219). Madison, WI: Wisconsin Center for Education Research.

Potari, D., Berg, C., Charalambous, C., Figueiras, L., Hošpesová, A., Ribeiro, C. M., Santos, L., Skott, J. & Zehetmeier, S. (2013). Group 17 - From a study of teaching practices to issues in teacher education: Introduction Proceedings of the Eight Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. to appear). Antalia, Turquia: ERME.

Ribeiro, C. M. (2009). Interacções entre as cognições do professor e sua influência na prática lectiva: um olhar sobre uma aula de matemática no 1.º Ciclo. In B. D. d. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galeco-Português de Psicopedagogia (pp. 3034-3049). Braga: Universidade do Minho.

Ribeiro, C. M. (2011). Uma abordagem aos números decimais e suas operações no primeiro ciclo. A importância de uma "eficaz navegação" entre representações. Educação e Pesquisa, 37(2), 407-422.

Ribeiro, C. M. & Carrillo, J. (2011). Discussing a teacher MKT and its role on teacher practice when exploring data analysis. In B. Ubuz (Ed.), Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 4, pp. 41-48). Ankara, Turkey: PME.

Ribeiro, C. M. & Carrillo, J. (2012). The role of MKT in classroom practice. In ICME (Ed.), 12th International Congress in Mathematics Education (12th ICME) (pp. 4705-4713). Seoul (Coreia): ICME.

Ribeiro, C. M., Carrillo, J. & Monteiro, R. (2012). Cognições e tipo de comunicação do professor de matemática. Exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 15(2), 277-310.

Ribeiro, C. M. & Jakobsen, A. (2012). Prospective teachers’ mathematical knowledge of fractions and their interpretation of the part-whole representation. In B. Maj-Tatsis & K. Tatsis (Eds.), Generalization in mathematics at all educational levels (pp. 289-298). Reszów, Poland: Wydawnictwo Uniwersytetu Rzeszowskiego.

Ribeiro, C. M., Mellone, M. & Jakobsen, A. (2013a). Give sense to students productions: a particular task in teachers education. In J. Novotná, & H. Moraová (Ed.) Proceedings do International Symposium Elementary Maths Teaching (SEMT 12) – Tasks and tools in elementary mathematics, (pp. 273-281). Prague, Czech Republic: Charles University, Faculty of Education. (ISBN: 978-80-7290-637-6)

Ribeiro, C. M., Mellone, M. & Jakobsen, A. (2013b). Prospective teachers’ knowledge in/for giving sense to students’ productions. In A. M. Lindmeier & A. Heinze (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education – mathematics learning across the life span, Vol. 4, (pp. 89-96). Kiel, Germany: PME.

Ribeiro, C. M. (em preparação). Expandindo o conhecimento matemático para ensinar e alguns contributos da discussão de situações matematicamente críticas com respostas múltiplas no caso dos racionais.

Schoenfeld, A. H. (1998). Toward a theory of teaching-in-context. Issues in Education, 4(1), 1-94.

Shulman, L. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 4-14.

Shulman, L. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Simon, M. A. & Blume, G. W. (1994). Building and understanding multiplicative relationships: A study of prospective elementary teachers. Journal for Research in Mathematics Education, 25(5), 472-494.

Slavit, D. (1999). The role of operation sense in transitions from arithmetic to algebraic thought. Educational Studies in Mathematics, 37 (3), 251-274. Disponível na WWWhttp://www.scribd.com/doc/208018/1999-the-Role-of-Operation-Sense-in-Transitions-From

Stake, R. E. (2000). Qualitative case studies. In N. K. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 435-454). Thousand Oaks: Sage.

Stein, M. K., Smith, M. S., Henningsen, M. A. & Silver, E. A. (2000). Implementing standards-based mathematics instruction: a Casebook for Professional Development. New York: Teachers College Press.

Streefland (1991). Fractions in Realistic Mathematics Education. A Paradigm of Developmental Research: Kluwer Academic Publishers.

Tatto, M. T., Senk, S., Rowley, G. & Peck, R. (2011). The Mathematics Education of Future Primary and Secondary Teachers: Methods and Findings from the Teacher Education and Development Study in Mathematics. Journal of Teacher Education, 62(2), 121-137.

Vanhille, L. S. & Baroody, A. J. (2002). Fraction instruction that fosters multiplicative reasoning. In B. Litwiller (Ed.), Making sense of fractions, ratios, and proportions: NCTM 2002 Yearbook (pp. 224-236). Reston,VA: National Council of Teachers of Mathematics.

Vergnaud, G. (1983). Multiplicative structures. In R. Lesh & M. Landau (Eds.), Acquisition of mathematics concepts and processes (pp. 127-174). New York, NY: Academic Press.

Vergnaud, G. (1988). Multiplicative structures. In J. Hilbert & M. Behr (Eds.), Number concepts and operations in the middle grades (Vol. 8, pp. 141-161). Reston, VA: Lawrence Erlbaum.

Wilson, S., Shulman, L. & Richert, A. (1987). 150 different ways of knowing: Representations of knowledge in teaching. In J. Calderhead (Ed.), Exploring teachers thinking (pp. 104 - 124). Londres: Cassel.

Downloads

Publicado

31-03-2013

Como Citar

Pinto, H., & Ribeiro, C. M. (2013). Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 3(1), 80–99. https://doi.org/10.25757/invep.v3i1.29

Edição

Secção

Artigos