Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.252

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a relação entre Pedagogia e Ciências da Educação. Propomo-nos realizar uma reflexão sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência, com objetivo de identificar traços na literatura que confirmem ser a pedagogia a ciência da educação. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Os autores consultados, a partir dos estudos do Seminário Temático: Educação, Pedagogia e Ciência da Educação[1], discutem esse tema. João Batista de La Salle, criador da pedagogia lassalista, é o autor referência que trouxemos para fundamentar nosso escrito. Os autores apresentam tendência a entender a Pedagogia como uma ciência. Consideramos como evidência o fato de que a pedagogia lassalista estar estruturada e em contínuo crescimento há mais de trezentos anos e, em todo este tempo, produzindo conhecimento baseado em pesquisas. Sabe-se que uma ciência não surge em um espaço vazio, já existe uma caminhada com muitas contribuições e a ciência vai se construindo em espaços onde já existem discursos e a partir destas construções. Os autores estudados corroboram o compromisso em fazer pesquisa educacional de qualidade, o que certamente dará maior robustez e melhor estrutura à pedagogia como ciência da educação.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Marli Hoernig, UNILASALLE - Universidade La Salle

Doutoranda em Educação - Universidade La Salle, Canoas-Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

Ana Gabriela Hoernig, Universidade La Salle

Bacharela em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Bacharela em Psicologia pela Universidade La Salle. Especialista em Psicopedagogia Escolar pela Universidade Luterana do Brasil. Graduanda em Pedagogia na Universidade La Salle.

Referências

Carr, W. (1995). Una teoria para la Educacíon: hacía uma investigación crítica. Madrid: Ediciones Morata, S. L.

Charlot, B. (2006). A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, 11, (31), 07-18.

ChizzottI, A. (2016). As ciências humanas e as ciências da educação. Revista e-Curriculum. São Paulo, 14, (04), 1556-1575.

Dalbosco, C. A. Dala Santa, F. & Baroni, V. (2018). A hermenêutica enquanto diálogo vivo: contribuições para o campo da pesquisa educacional. Educação, 41, (1).

Franco, M. A. S. (2008). Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

La Salle, J. B. de. (2012a). Obras Completas. Volume I. Canoas: Unilasalle, 2012a.

La Salle, J. B. de. (2012b). Obras Completas. Volume II-A. Canoas: Unilasalle, 2012b.

Rangel, M. (2017). La Salle hoje. In: Casagrande, C. A. Salami, M. & Fossatti, P. Estudos lassalistas: fundamentos da educação lassalista (pp. 33-50). Canoas: Unilasalle.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

Hoernig, A. M., & Hoernig, A. G. (2021). Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(2), 77–91. https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.252

Edição

Secção

Artigos