Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.219Resumo
O empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa ser estimulado e estudado, pois proporciona propriedades cognitivas e psicológicas para a formação profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como eles as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação empreendedora fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e acumulo de comportamentos, por meio da percepção de si mesmo e do mundo, proporcionando a capacidade de inovar, além do ser holístico e contextual nos processos analíticos e racionais. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs, contribui para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos e do meio onde se inserem.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empresa Júnior; Comportamento Empreendedor; Alerta Empreendedor; Causation e Effectuation.
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