Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física

Autores

  • Evelline Cristhine Fontana Universidade Estadual do Centro Oeste -UNICENTRO
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Luana Aparecida de Paula Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.188

Resumo

O objetivo do estudo foi elaborar e aplicar o Plano Educacional Individualizado (PEI) nas aulas de Educação Física em uma escola especial, como estratégia de inclusão e aprendizagem. A pesquisa partiu do seguinte problema: De que forma o PEI pode contribuir para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? Assim, o PEI foi elaborado de forma colaborativa, conforme os pressupostos da pesquisa-ação colaborativa. As intervenções ocorreram no campo do estágio, em uma escola especial  com uma aluna com deficiência física e intelectual. Focou-se na oratória e nos movimentos dos membros superiores. O conteúdo Dança sustentou a organização do PEI. Durante o período das intervenções notou-se melhoras significativas no desenvolvimento da aluna, especialmente na oratória mais desinibida, nos movimentos de locomoção e coordenação. Considera-se que o PEI mostrou-se como uma ferramenta positiva para o ensino da Educação Física no contexto da Educação Especial.

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Biografias Autor

Evelline Cristhine Fontana, Universidade Estadual do Centro Oeste -UNICENTRO

Licenciada e Bacharel em Educação Física

Mestre em Educação

Doutoranda em Educação

Área: Educação Física escolar e Educação Especial

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1996 a 2006. É professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Luana Aparecida de Paula, Universidade Estadual do Centro Oeste

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro Oeste

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Publicado

25-09-2019

Como Citar

Fontana, E. C., Cruz, G. de . C., & Paula, L. A. de. (2019). Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(2), 118–131. https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.188

Edição

Secção

Artigos