Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial

Autores

  • Dulce Melão Escola Superior de Educação de Viseu, CI&DEI, Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.175

Resumo

Atualmente a formação de leitores é assumida enquanto uma das prioridades de destaque no âmbito da arena educativa, adquirindo particular relevo na sociedade em geral e no que respeita à formação de futuros profissionais da Educação em particular. Na formação inicial, tal desiderato entende-se, aliás, enquanto compromisso maior, face à participação ativa destes futuros profissionais da Educação nas práticas de leitura do seu futuro público. Nesta comunicação, tendo como referencial teórico as potencialidades do livro-álbum para o desenvolvimento de tais práticas, temos como objetivos: i) investigar a relevância atribuída ao livro-álbum no desenvolvimento e planificação de atividades de motivação para a leitura; ii) refletir sobre o papel que este pode desempenhar no fomento de práticas de leitura literária que contribuam para a formação de futuros leitores; iii) indagar qual a importância que os estudantes futuros profissionais da Educação lhe atribuem no que se refere à consolidação de tal formação. Os participantes neste estudo foram estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, tendo sido utilizados como instrumentos as reflexões levadas a cabo por tais estudantes, na modalidade de trabalho a pares, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Em virtude dos objetivos traçados, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Concluímos que os estudantes consideram o livro-álbum muito relevante para motivar o seu futuro público para a leitura, encarando os seus peritextos e os seus temas como uma mais-valia para darem cumprimento a tal objetivo.

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Publicado

28-03-2019

Como Citar

Melão, D. (2019). Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 56–68. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.175

Edição

Secção

Artigos