Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Hermany Rosa Vieira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171

Resumo

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE é um projeto da Universidade Federal do Ceará – UFC e começou suas atividades em 2009 a partir de um programa exitoso chamado Projeto Educacional Coração de Estudante – PRECE que adota a aprendizagem cooperativa e a solidariedade como fundamentos. Este estudo tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelo PACCE que envolvem os estudantes de graduação com o intuito de contribuir com o aumento da autonomia e do protagonismo estudantis por meio da Aprendizagem Cooperativa (AC). Neste Programa a metodologia é usada fora da sala de aula. O Programa adota como fundamentação teórica as propostas dos irmãos Johnson e Johnson e seus colaboradores (1999) que definem a AC a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo. Os estudantes são desafiados a articular uma célula de estudos usando a AC como metodologia de estudo. Para lograrem êxito, recebem formação em AC, apoio na articulação de suas células, participam de atividades lúdicas de interação e encontros de contação de suas histórias de vida. Tais atividades são facilitadas por bolsistas veteranos. A pesquisa centrou-se em avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas e suas relações com colegas na Universidade. Aspectos quantitativos e qualitativos foram considerados. Os resultados apontam para relatos de experiências que registram a criação de fortes laços de amizades, maior sentimento de pertencimento à Universidade e melhores resultados acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2009.

DEUTSCH, M. Cooperation an Trust: Some Theoretical Notes. In: JONES, M. R. Symposium of Motivation. Lincoln, NE: Nebraska Press, 1962. p. 275-319.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pequisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Learning Together And Alone: An Overview. Asia Pacific Journal of Education, Minnesota, April 2001. 95-105.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades. Change, p. Vol. 3, Issue 4, p.91-102, 1998.

JOHNSON, D.; JOHNSON, R.; HOLUBEC, E. El aprendizagem cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999.

LOBO, M. B. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo, 06 dez. 2012. 23. Disponivel em: http://institutolobo.org.br/paginas/artigos.php?v=1.

MONEREO, C.; GISBERT, D. D. Tramas: procedimentos para a aprendizagem cooperativa. Porto Alegre: Artmed, 2005.

OLIVEIRA, N. D. Q.; PESSOA, R. C. A importância da orientação profissional para o direcionamento de carreira na adolescência, 28 dez. 2013. Disponivel em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0343.pdf. Acesso em: 19 ago. 2017.

SOARES, M. Evasão e retenção nas universidades: problemas discutidos no Forgrad 2012. Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 08 14 2014. Disponivel em: http://www.ufal.edu.br/noticias/2012/12/evasao-e-retencao-nas-universidades-problemas-discutidos-no-forgrad-2012.

Downloads

Publicado

28-03-2019

Como Citar

Vieira, H. R., & Ciasca, M. I. F. L. (2019). Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 114–128. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171

Edição

Secção

Artigos