Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.150Resumo
O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.
Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.
Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.
Palavras-chave: Edulabs; Integração pedagógica das TIC; Desenvolvimento profissional docente; Prática reflexiva; Boas práticas.
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