Tipo de erros e dificuldades na escrita de palavras de crianças portuguesas com dislexia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.141

Resumo

As investigações sobre a natureza das dificuldades de escrita no quadro da dislexia têm sido pouco conclusivas e, principalmente no português europeu, escassas. Este estudo teve como objetivo caracterizar os tipos de dificuldades observados na escrita de crianças com dislexia. Foram comparadas crianças com dislexia no 5.º ano com crianças proficientes da mesma idade e ano de escolaridade, e ainda com crianças mais novas, no 3.º ano e emparelhadas pelo nível de leitura, na escrita de palavras e de pseudopalavras. As crianças com dislexia foram menos precisas, quer contando erros de cariz alfabético quer ortográfico, do que os seus pares cronológicos proficientes, em todas as categorias psicolinguísticas. Comparativamente aos controlos mais novos, cometeram mais erros na escrita de palavras irregulares e nas com regras contextuais mas tiveram um desempenho equivalente na escrita de palavras regulares e na de pseudopalavras. Também não se distinguiram das crianças mais novas quanto aos erros de conhecimento alfabético, mas cometeram mais erros no uso do conhecimento ortográfico. Em síntese, os resultados são consistentes com a ideia de que as crianças portuguesas com dislexia progridem, ainda que mais lentamente, e podem atingir bons níveis na escrita de cariz alfabético, mas apresentam um défice no uso do conhecimento ortográfico, particularmente daquele que depende mais do conhecimento lexical. Isto traduz um funcionamento cognitivo diferente nas crianças com dislexia. 

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Biografia Autor

Ana Paula Simões Vale, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ana Paula Vale is a Professor of Language and Cognition at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Her research interests are in the development of reading and spelling as well as in dyslexia. She was awarded the prize Seeds of Science 2011 Portugal for her research in dyslexia and won the 9th CEGOC-Portugal Prize 2014 for co-authored BAL – a Reading Assessment Battery.

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Publicado

28-09-2017

Como Citar

Vale, A. P. S. (2017). Tipo de erros e dificuldades na escrita de palavras de crianças portuguesas com dislexia. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 7(3), 61–83. https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.141

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Artigos